Promoção da saúde mental

fb-share-icon0

Total de Visualizações 411 

Assinados protocolos com duas instituições de Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos ontem protocolos de cooperação com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Matosinhos e o Brian Research Institute, no âmbito da promoção da saúde mental. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de atividades dirigidas à comunidade local.

A Cruz Vermelha Portuguesa assegura no concelho importantes respostas para a comunidade, nomeadamente, apoio social, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Atendimento a Vítimas, Casa de Abrigo para Mulheres Vítimas Violência Doméstica e Casa de Acolhimento de Emergência.

Já o Brian Research Institute tem como missão o desenvolvimento de investigação científica na área das neurociências, com vista ao entendimento do comportamento humano e partilha de conhecimento sobre o funcionamento cerebral.

A assinatura dos protocolos contou com a participação do vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, da presidente da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Matosinhos, Manuela Machado, e do presidente do Brian Research Institute, Sérgio Almeida.

Ao longo deste ano, recorde-se, a autarquia está a implementar o programa “Ativa’mente”, que tem como objetivos o aumento da literacia em saúde mental, a redução do estigma associado à saúde mental e a promoção da adoção de estilos de vida saudáveis.

Assim, as duas instituições receberão um apoio financeiro da autarquia para o desenvolvimento de atividades onde se cruzam a investigação e a intervenção social e em saúde.

O Brian Research Institute tratará de assuntos como a música, o cérebro e a aprendizagem, a dança e o cérebro, a realidade virtual na promoção da saúde mental, tecnologia, sono e descanso, o impacto no cérebro, a gestão do stress e os princípios da neurociência aplicados à liderança, numa iniciativa dirigida a jovens, docentes, técnicos sociais, empresas, alunos universitários e público em geral.

 

TVSH 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *