“Paços do Concelho, 35 anos de memórias”

fb-share-icon0

Loading

Lançamento de livro comemorativo dos 35 anos do Edifício dos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Matosinhos assinalou ontem, 8 de dezembro, o 35.º aniversário do Edifício dos Paços do Concelho.

Um dos momentos marcantes do dia aconteceu com o lançamento do livro “Paços do Concelho de Matosinhos, 35 anos de memórias”. Para além de ser uma edição comemorativa do 35.º aniversário, a publicação conta com um conjunto de textos evocativos, da autoria de várias personalidades, entre elas, Nuno Grande (arquiteto), Álvaro Domingues (geógrafo), Narciso Miranda (antigo presidente Câmara e responsável pela construção do edifício dos Paços do Concelho), Eduardo Pinheiro (antigo presidente da Câmara de Matosinhos), e Fernando Rocha (vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos).

Além de comemorar a efeméride, o livro presta também homenagem a Alcino Soutinho, autor do edifício, e ao fotógrafo Luis Ferreira Alves, autor das fotografias apresentadas na exposição inaugurada no âmbito da celebração deste aniversário.

A Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, abriu a sessão dando as boas-vindas e destacando a importância da obra e da visão do arquiteto Alcino Soutinho para desenhar uma nova centralidade em Matosinhos. Seguiu-se uma conversa entre o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o geógrafo Álvaro Domingues e o arquiteto Nuno Grande aberta à participação do público, destacando-se o testemunho de Narciso Miranda que recordou alguns detalhes que marcaram esta obra marcante do Poder Local.

Álvaro Domingos é geógrafo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde também é investigador no CEAU-Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo. É um especialista em geografia urbana, urbanismo e paisagem.

Nuno Grande é arquiteto, curador e investigador em arquitetura e Professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. A sua tese de doutoramento centra-se na relação entre cultura, cidade e arquitetura, e especialmente no papel dos grandes equipamentos culturais nos processos de regeneração urbana.

Marcaram presença nesta sessão os anteriores presidentes da Câmara Municipal de Matosinhos, Narciso Miranda, e Eduardo Pinheiro, agora Secretário de Estado da Mobilidade, a família do arquiteto Alcino Soutinho, Laura Soutinho, Claudia Soutinho e Andrea Soutinho, a presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o Vice-presidente, Carlos Mouta, os vereadores Manuela Álvares, Marta Pontes e Vasco Pinho, os administradores das empresas municipais, Helena Vaz e Henrique Calisto, o presidente da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, entre outros convidados.

Refira-se que esta é a terceira obra produzida pela autarquia sobre o edifício dos Paços do concelho. A primeira edição saiu por altura do 5.º aniversário, em dezembro de 1992, e a segunda foi lançada no âmbito do 20.º aniversário, em dezembro de 2007.

 

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *