Objetivo é melhorar condições de segurança da circulação pedonal
Os passeios da rua Armando Vaz estão já a ser requalificados. Com esta intervenção, a autarquia pretende melhorar as condições de segurança da circulação pedonal.
O mau estado do pavimento e a reduzida dimensão dos passeios arborizados dificultam a circulação, sobretudo a dos peões com mobilidade reduzida e a dos que transportam carrinhos de bebé.
A solução passa, como tal, por intervir no arvoredo, recorrendo a técnicas de adaptação do piso envolvente às árvores. Nos casos em que não é possível, essas árvores estão a ser retiradas para que o passeio possa ser reconstruído e seja assegurada a circulação pedonal em segurança. Por cada árvore retirada, serão plantadas três nas imediações.
A maioria das árvores localiza-se no passeio sul. É deste lado que está instalado o sistema de iluminação pública e onde existem as árvores de menor porte e idade.
Permanecerão 60 árvores, sendo que, nestes casos, será reparado o pavimento e serão alargadas as caldeiras à sua volta, para que as árvores se possam desenvolver no futuro sem interferir na circulação pedonal.
Recorde-se que, no mês passado, foram plantadas 68 árvores nas imediações da rua Armando Vaz, mais concretamente nos entroncamentos da Rua Oriental com a Rua Padre Ângelo Ferreira Pinto.
TVSH 2023