Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a Norte apresenta-se na BTL

fb-share-icon0

Total de Visualizações 630 

A apresentação pública da RPAC – Norte (Rede Portuguesa de Arte Contemporânea) está marcada para o próximo dia 17 de março, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. O evento será acolhido no espaço do Turismo do Porto e Norte e conta com a participação do Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e do Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues. Para além da apresentação do projeto, o momento institucional assinalará, também, o lançamento do website www.rpacnorte.pt, plataforma onde passarão a estar agregadas todas as iniciativas relacionadas com a RPAC – Norte.

 

A RPAC – Norte junta, pela primeira vez, 13 museus e centros de arte e de arquitetura contemporâneas na região Norte num projecto que visa a valorização territorial de 4 destinos turísticos distintos: Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes. Promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal e das próprias instituições envolvidas, vai dar a conhecer mais de 11 mil obras de arte, disponíveis em 11 cidades a Norte do país.

Para além de potenciar a visita do público interno, com esta iniciativa pretende-se captar novos públicos, com foco nas regiões fronteiriças espanholas, dando-lhes conhecimento de rotas turísticas e culturais.

Participada por 13 dos mais relevantes museus e centros de arte e arquitetura contemporâneas da Região, a RPAC – Norte vai estar na BTL entre os dias 16 e 20 de março. Estará presente no espaço do Turismo do Porto e Norte, parceiro do projeto, onde também vai decorrer a apresentação pública.

Agenda | 17 março | Turismo do Porto e Norte (BTL):

  • 12:00 Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins;
  • 12:10 Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro (apresentação RPAC Norte, lançamento vídeo e website);
  • 12:20 Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues (apresentação da RPAC a nível nacional).

RPAC – Norte

São 13 as entidades envolvidas nesta Rede: Casa do Design e a Casa da Arquitectura, em Matosinhos; o Museu Bienal de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira; a Fundação Serralves e o Instituto Marques da Silva, no Porto; o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, em Gondomar; o Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira; o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso; o Museu do Surrealismo – Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão; o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães; o Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso, em Amarante; o Museu de Arte Contemporânea de Chaves – Nadir Afonso e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

 

TVSH 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.