Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica greve será entre as 9h e as 12h, em frente ao Hospital Pedro Hispano, na próxima quinta-feira, dia 5. Exames de diagnóstico serão afetados, que poderão ter impacto no diagnóstico ou cirurgias programadas.
Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, a trabalhar na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, vão estar em greve, no dia 5 de setembro.
Para esse dia está agendada uma concentração destes profissionais, em frente ao Hospital Pedro Hispano, entre as 09h e as 12h, para manifestarem a sua indignação.
Os profissionais alegam sentirem-se roubados pela instituição, ao verem os pontos que lhes tinham sido atribuídos pela avaliação de desempenho retirados novamente.
“O que se passa nesta ULS é lamentável e incompreensível. A instituição tinha já retificado a questão da atribuição dos pontos, mas voltou atrás na sua decisão. E, para agravar a situação, para além de retirar aos profissionais os pontos que são deles por direito, ainda descontaram o valor salarial correspondente à mesma atribuição” explica o Presidente do STSS, Luís Dupont.
Com esta paralisação podem não se realizar diversos exames complementares de diagnóstico, tais como, análises clínicas, ecografias, raio X, entre outros, bem como atividades nas áreas da terapêutica, nomeadamente, farmácias hospitalares, fisioterapia, terapia da fala ou terapia ocupacional. A não realização destes exames terá impacto não só no diagnóstico, mas como em cirurgias programadas, por exemplo. Os serviços mínimos assegurarão apenas as urgências.
créditos: NM Matosinhos
TVSH 03/09/2024