“Portugal e forças armadas”

fb-share-icon0

Loading

Programa de divulgação das Forças Armadas juntou militares e mais de 130 alunos do 12º ano das escolas de Matosinhos

O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu na tarde de ontem mais de 130 jovens do 12º ano das escolas Ruiz Costa, Epromat e Escola Secundária da Senhora da Hora para a conferência “Portugal e Forças Armadas”, no âmbito do Programa de divulgação das Forças Armadas, junto de alunos do município de Matosinhos.

A iniciativa consiste na realização de ciclos de conferências dirigidas aos alunos do 12.º ano, com o objetivo de difundir as forças armadas e potenciar parcerias e relações institucionais que contribuam para o cumprimento da sua missão.

Na sessão de esclarecimento de ontem estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o vereador da Educação da autarquia, António Correia Pinto, o comandante da zona marítima do Norte, capitão-de-mar-e-guerra, Humberto da Silva Rocha, e o comandante do Regimento de Transmissões, tenente-coronel João Fernandes Correia.

Coube a este último uma apresentação sobre as Forças Armadas nomeadamente, as suas missões, a atividade operacional nos vários ramos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), as suas ameaças e riscos, entre outros temas. Foram visualizados filmes sobre os vários ramos com o objetivo de informar de forma sintética os jovens presentes sobre as principais valências das várias áreas.

Já o comandante da zona marítima do Norte aproveitou o momento para dar a conhecer um pouco do seu percurso e da sua experiência profissional e pessoal durante o serviço prestado no âmbito do seu trabalho nas Forças Armadas, com passagem por várias áreas e por vários cargos. Houve ainda tempo para “viajar” um pouco e recordar e partilhar alguns dos episódios mais marcantes ao longo do tempo de serviço prestado até agora.

Luísa Salgueiro congratulou-se pela realização, pela primeira vez, de uma ação deste tipo nos Paços do Concelho que “pretende sensibilizar os nossos jovens estudantes para uma opção de futuro e aguçar a sua curiosidade sobre o tema”. “Servir Portugal e as Forças Armadas, em terra, no mar ou no ar é um desafio muito interessante”, referiu. A presidente da Câmara aproveitou a oportunidade para sensibilizar os jovens para a importância da participação cívica: “Nenhum presidente de Câmara consegue fazer um bom trabalho sem um bom diagnóstico, sem ouvir o que a população tem a dizer, o que vocês têm a dizer, o que acham que não está bem e pode melhorar. Pensem que o vosso futuro será melhor se vocês contribuírem para ele. Estejam atentos, envolvam-se com a comunidade, com a vossa freguesia, com a vossa escola. O mundo muda-se com pequenos passos, não se esqueçam disso. Matosinhos precisa de vocês”, concluiu.

Após o encerramento da sessão, com a troca de lembranças entre entidades, o dia terminou com a visita à Zona Marítima do Norte onde a comitiva acompanhou as atividades dos alunos do 4.º ano de escolaridade, nomeadamente o batismo de Mar, e onde foi realizado o encerramento oficial, com o arriar da bandeira Nacional.

Refira-se que a conferência “Portugal e Forças Armadas” se insere numa programação mais vasta, iniciada já na passada segunda-feira. Desde o dia 13 e até 17 de fevereiro (sexta-feira) são várias as ações incluídas nesta programação.

“Alista-te por um Dia”, dirigida a alunos do 4º ano, e “Cidadania e Forças Armadas” dirigida a alunos do 9º ano, são exemplos de outras ações implementadas que decorrem nas unidades militares da região e nas escolas com 3º ciclo. 31 turmas do 4º ano e 32 turmas do 9º ano das escolas de Matosinhos vão tomar contacto e ficar a saber mais sobre as Forças Armadas e as suas valências no âmbito deste projeto.

 

TVSH 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *