Novos talentos do jazz

fb-share-icon0

Loading

Orquestra Jazz de Matosinhos & Miguel Seoane

A Orquestra Jazz de Matosinhos & Miguel Seoane estiveram na noite de ontem no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery para mais um concerto inserido no ciclo de “Novos Talentos do Jazz”, uma iniciativa que tem como objetivo revelar alguns dos novos solistas do jazz ibérico.

Nesta noite o palco do Teatro Municipal foi partilhado entre a OJM e o saxofonista galego Miguel Seone. A direção foi de José Pedro Coelho e os arranjos estiveram a cargo do saxofonista Hristo Goleminov e do trombonista Daniel Dias.

Oriundo da Corunha, Miguel Seone começou a estudar saxofone aos 8 anos. Em 2016 mudou-se para Amesterdão onde estudou com Ben van Gelder e Jasper Blom, e onde reside atualmente. Nos últimos anos, tem colaborado em projetos com convidados como Dick Oatts, Gerald Clayton e Tineke Postma, entre outros. Atualmente trabalha no seu projeto principal, o Miguel Seoane Trio, e tem apresentado o seu trabalho na Holanda, Espanha, Itália e em Portugal, onde é já uma presença assídua.

Com apenas 26 anos, no universo musical de Seoane co-existe uma forte ligação à tradição jazzística, nomeadamente à linguagem de músicos como Lennie Tristan, Warne Marsch e Lee Konitz, com uma clara influência da música contemporânea e das correntes jazzística mais atuais, com a consequente procura de desafiar os limites da linguagem e das formas mais convencionais.

O ciclo Novos Talentos do Jazz realiza-se desde 2014 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos como forma de apresentar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos jovens talentos do jazz nacional e, desde 2019, espanhol. A OJM partilha palco com as grandes promessas do jazz, divulgando o trabalho dos jovens artistas que interpretam eles também os grandes temas da big band.

 

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *