João Félix foi oficializado, esta quinta-feira, como novo reforço do Chelsea, com o negócio, segunda a imprensa internacional, a ser fixado nos 52 milhões de euros. No entanto, o bolo total não irá ficar apenas nas mãos do Atlético de Madrid, sendo repartido por mais três emblemas lusitanos.
Segundo o Mecanismo de Solidariedade da FIFA, 5% do respetivo montante é distribuído pelos clube onde o jogador foi formado, ou seja, pelos emblemas onde o atleta passou entre os seus 12 e 23 anos de idade. As contas são ligeiramente mais complexas, uma vez que as equipas recebem 0,25% do montante por cada temporada que seja compreendida entre o 12º ao 15º aniversário. A porção ascende aos 0,5% quando a respetiva métrica ocorre entre o 16º e o 23º aniversário.
Como tal, o Benfica irá receber 1.040.000 euros, exatamente o mesmo valor que irá seguir para os cofres dos colconheros provenientes desta métrica. O FC Porto, tendo em conta as três épocas em que o avançado representou a formação da Invicta, irá usufruir de 390.000 euros. Destaque, ainda, para o Padroense. A turma que atua na Distrital do Porto arrecada, assim, 130.000 euros.
Recorde-se que o conjunto do Padrão da Légua já havia recebido um valor bastante avultado com a saída de Félix do Benfica para o emblema da capital espanhola.
Confira a distribuição orçamental do Mecanismo de Solidariedade:
créditos: zerozero
TVSH 22/08/2024