Matosinhos recebeu bandeira da distinção
A Câmara Municipal de Matosinhos recebeu a bandeira de município saudável, no âmbito da comemoração dos 25 anos da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS), numa iniciativa que decorreu no dia 10 de outubro, em Santo Tirso.
A RPMS é uma associação de municípios que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto “Cidades Saudáveis” da Organização Mundial da Saúde (OMS) nos municípios portugueses.
A distinção foi entregue ao Vice-Presidente da Câmara, Carlos Mouta, pelo Presidente do Conselho de Administração da RPMS, Paulo Silva, pelo Representante da Assembleia Intermunicipal da RPMS, Edgar Valles e pelo Presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa.
A RPMS é composta, atualmente, por 66 municípios, abrange cerca de 44% da população portuguesa (aproximadamente 4,5 milhões de habitantes) e é o resultado da dinâmica do trabalho em rede, do envolvimento de políticos, de dirigentes e de profissionais de diferentes áreas que, em conjunto, trabalham para tornarem as cidades cada vez mais saudáveis.
A Autarquia de Matosinhos tem dado prioridade a uma intervenção com base numa estratégia concertada, orientada para a promoção da saúde e a prevenção da doença, espelhada no Plano Municipal da Saúde.
Matosinhos aderiu à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS), em 2016, por considerar ser uma oportunidade de integração num fórum que promove a reflexão e partilha de experiências com outros Municípios que assumem princípios e valores que reconhecem o direito à saúde e a universalidade da prestação de cuidados de saúde como condições fundamentais à promoção da qualidade de vida das populações e ao exercício da cidadania.
TVSH 2022