Missão Ucrânia

fb-share-icon0

Total de Visualizações 327 

Acolhimento

A Câmara Municipal de Matosinhos está a acompanhar a situação da guerra na Ucrânia e em estreita articulação com as autoridades nacionais, disponibilizando-se para usar todos os meios ao seu alcance para auxiliar os refugiados que se desloquem para o concelho.
A expectativa é que muitos deslocados da Ucrânia escolham o nosso país para refazerem as suas vidas e, nos meses que se seguem, muitos chegarão a Matosinhos.
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Matosinhos tem disponível vários formulários, onde os interessados podem dar a conhecer a sua disponibilidade de alojamento para acolher estas famílias, assim como informação útil para a regularização da situação de deslocado, assim como transporte e inserção profissional.

Acolhimento

A Câmara Municipal de Matosinhos, através de CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, disponibiliza informação, apoio em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes ucranianos, articulando com as diversas estruturas locais.
Este Centro assumirá a articulação do acolhimento, informação e apoio destinados a ajudar as/os migrantes do atual conflito no território ucraniano, nomeadamente:

Regularização da situação migratória;
Nacionalidade;
Reagrupamento Familiar;
Habitação;
Trabalho;
Segurança Social;
Retorno Voluntário;
Saúde;
Educação.

Este serviço terá ainda enfoque particular no contacto e articulação com as famílias ucranianas já hoje residentes no concelho de Matosinhos, de forma a auxiliar os seus familiares.

Contactos:
Endereço eletrónico: claim@cm-matosinhos.pt
Telefónico: +351967261886
Marcação de atendimento: Loja do Munícipe – Av. D. Afonso Henriques, 4454-510 Matosinhos.
Telf. 229390900 / 229392400
Dias e Horários dos atendimentos: Terça-feira: 9:00-12:30 / 14:00-17:30, mediante marcação


Transporte

A autarquia apela a que todos aqueles que conheçam pessoas que se encontram nos países de fronteira que preencham o seguinte formulário de forma a ser possível articular uma resposta de transporte e preparar as condições de receção.
Missão Ucrânia 22 – Transporte (entrar)

Alojamento

A Câmara Municipal de Matosinhos tem assegurado alojamento para um número limitado de cidadãos deslocados nos centros de apoio à comunidade que funcionaram durante a pandemia. A sociedade civil tem manifestado disponibilidade para responder a esta necessidade e, por isso, todos os proprietários que têm imóveis com condições para acolhimento.
Missão Ucrânia 22 – Alojamento (entrar)

Central Logística

A entrega de alimentos não perecíveis, roupa e produtos de higiene, não sendo no imediato uma prioridade, uma vez que as autoridades dos países de fronteira, com o apoio da União Europeia, da Cruz Vermelha Internacional e de outras ONG, estão a levar a cabo a distribuição desses bens, pode ser feita nas Uniões de Freguesia, e irá contribuir sobretudo para a ajuda necessária aquando da chegada destas famílias. A Câmara Municipal não irá recolher diretamente os bens, mas assegura a central de logística que funcionou durante a primeira fase da pandemia, recolhendo os donativos que as entidades nacionais têm referenciado e são recolhidos pela sociedade civil. Antes de proceder à entrega de bens, os cidadãos devem confirmar se existe referenciação por partes das instituições para não bloquear a capacidade de recolha.

Emprego

Portugal for Ukraine é uma iniciativa do Governo da República Portuguesa para apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal.
Nestas situações de calamidade, também a sociedade civil e designadamente as empresas portuguesas se mobilizam e disponibilizam para acolher e contratar estes cidadãos.
Manifeste a sua intenção de recrutar cidadãos ucranianos, através do preenchimento do seguinte formulário:
 https://formularios.iefp.pt/index.php/637833?lang=pt 

 

Créditos: CMM

 

TVSH 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.