O Metro do Porto pediu para adiar em um ano o prazo de conclusão da ligação de metrobus até à Rotunda da Anémona, em Matosinhos. Trata-se da segunda fase do projeto, que ligará toda a Avenida da Boavista, no Porto, até à Praça da Cidade da Cidade do Salvador. A informação foi dada pelo gabinete do ministro das Infraestruturas e Habitação, em resposta a uma pergunta do deputado do PCP, Alfredo Maia.
No documento, a que o JN teve acesso, a tutela explica que a empreitada de construção da ligação entre o Porto e Matosinhos “é de oito meses”. Contudo, “na presente data, não se pode indicar quando se iniciará a execução do respetivo contrato, uma vez que o processo se encontra judicialmente suspenso”.
Por isso mesmo, e “encontrando-se a expansão a Matosinhos contratualizada com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal com prazo de execução definido para o dia 31 de dezembro de 2024, foi já solicitado pela Metro do Porto à referida estrutura o adiamento do prazo para 31 de dezembro de 2025, por forma a salvaguardar toda a faturação e pagamentos referentes à extensão da linha, bem como ao contrato do fornecimento de veículos e central de hidrogénio”.