Metro pede mais um ano para ligar metrobus do Porto a Matosinhos

fb-share-icon0

Loading

A segunda fase de ligação do metrobus, que passaria a ocupar todo o corredor central da Avenida da Boavista, no Porto, e só terminaria na Rotunda da Anémona, em Matosinhos, terá de ser adiada em um ano. A Metro do Porto fez esse pedido à estrutura que gere o Plano de Recuperação e Resiliência.


 O Metro do Porto pediu para adiar em um ano o prazo de conclusão da ligação de metrobus até à Rotunda da Anémona, em Matosinhos. Trata-se da segunda fase do projeto, que ligará toda a Avenida da Boavista, no Porto, até à Praça da Cidade da Cidade do Salvador. A informação foi dada pelo gabinete do ministro das Infraestruturas e Habitação, em resposta a uma pergunta do deputado do PCP, Alfredo Maia.

No documento, a que o JN teve acesso, a tutela explica que a empreitada de construção da ligação entre o Porto e Matosinhos “é de oito meses”. Contudo, “na presente data, não se pode indicar quando se iniciará a execução do respetivo contrato, uma vez que o processo se encontra judicialmente suspenso”.

Por isso mesmo, e “encontrando-se a expansão a Matosinhos contratualizada com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal com prazo de execução definido para o dia 31 de dezembro de 2024, foi já solicitado pela Metro do Porto à referida estrutura o adiamento do prazo para 31 de dezembro de 2025, por forma a salvaguardar toda a faturação e pagamentos referentes à extensão da linha, bem como ao contrato do fornecimento de veículos e central de hidrogénio”.

Há um mês à espera

Entretanto, o canal entre a Avenida da Boavista e a Praça do Império continua sem qualquer utilização. A obra, da responsabilidade da Metro do Porto, foi dada como concluída no final de agosto, mas ainda faltará a instalação de infraestruturas técnicas.

 

 

image_2024-10-08_154617449

 

créditos: JN

TVSH 08/10/2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *