Encontro de incubadoras, assinatura de protocolo de colaboração e 10º aniversário da Portugal Ventures marcaram o arranque da iniciativa
O Mês das Empresas arrancou ontem em Matosinhos com várias iniciativas que visam dinamizar o setor empresarial.
A Startup Portugal esteve no CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, a dinamizar o incubUP – encontro com incubadoras e aceleradoras de todo o país, uma iniciativa que pretendeu dar a conhecer a estratégia da Startup Portugal com especial enfoque na nova visão para as incubadoras.
A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, marcou presença nesta ação, acompanhada pela vereadora do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo, Marta Pontes.
Seguiu-se, ainda durante a tarde de ontem, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara de Matosinhos e a Portugal Ventures que visa o apoio ao acesso a financiamento a capital de risco a projetos selecionados pela autarquia e pela Portugal Ventures.
Ao firmarem este memorando de entendimento, as instituições comprometem-se a cooperar na promoção das capacidades de gestão e liderança, através dos Programas promovidos pela Portugal Ventures, destinados a projetos em fases de seed e early stage a investimento de capital de risco, agilizando e sistematizando os processos de deal flow, acompanhamento e exit.
Luísa Salgueiro participou, em seguida, na cerimónia do 10º aniversário da Portugal Ventures, que teve igualmente como palco a obra de Luis Pedro Silva, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
A cerimónia começou com algumas palavras de boas-vindas de Teresa Fiúza, da Portugal Ventures, seguindo-se a intervenção da Presidente da Câmara de Matosinhos.
Luísa Salgueiro destacou o momento feliz para Matosinhos ao associar-se ao 10º aniversário da Portugal Ventures, uma empresa que tem como objetivo ajudar a encurtar o caminho para o sucesso das empresas portuguesas.
“Há 10 anos falar de conceitos como empreendedorismo, startups, empresas unicórnio e muitos outros não era nada comum”, realçou a edil matosinhense. “Hoje em dia, graças ao trabalho de impulsionar o sucesso global das empresas através do investimento desenvolvido por empresas como a Portugal Ventures, tudo isso mudou,” acrescentou.
“Queremos caminhar lado a lado com os privados, queremos ser agentes de facilitação do crescimento e desenvolvimento empresarial. Queremos potenciar a riqueza do nosso tecido empresarial. No que respeita a Matosinhos, tudo fazemos para contribuir para um Portugal atrativo e qualificado para quem no nosso país arrisca, investe e quer contribuir para colocar Portugal no topo do mundo. Tenho um grande orgulho no trajeto da Portugal Ventures ao longo destes 10 anos. Muitos parabéns. E contem com a Câmara Municipal de Matosinhos”, rematou a Presidente da autarquia.
A cerimónia prosseguiu com uma conferência comemorativa com várias conversas e a participação de vários oradores ligados ao setor empresarial, culminando com um cocktail e uma sunset party com DJ.
Marcaram também presença a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, o vice-presidente da Câmara, Carlos Mouta, a Vereadora do Ambiente, Manuela Álvares, a vereadora do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo, Marta Pontes.
Recorde-se que em 2012, fruto da fusão de três sociedades de capital de risco (Inovcapital, AICEP Capital e Turismo Capital), nasceu a Portugal Ventures com a ambição de impulsionar a dinamização de um Ecossistema Nacional do Empreendedorismo, que por essa altura dava os primeiros passos. Em 2020, com a integração no Grupo Banco Português de Fomento, a Portugal Ventures assumiu-se como a Sociedade de Capital de Risco pública, com a missão de colmatar falhas de mercado através do investimento em estágios de empresas onde o risco é mais elevado e em setores estratégicos para a economia portuguesa.
Estas iniciativas inserem-se numa iniciativa mais vasta levada a cabo pela Câmara de Matosinhos – “o Mês das Empresas”. Até 14 de outubro, no âmbito do “Mês das Empresas”, Matosinhos será o centro das atenções da dinâmica empresarial, com inúmeras ações que apresentam os novos desafios e as novas oportunidades para as empresas. São mais de 20 eventos, que envolverão mais de 8 mil participantes, destacando-se grandes iniciativas, como o Hapiness Camp, em parceria com a Lionesa, ou os congressos nacionais com a AEP e a Associação Portuguesa de Logística.
TVSH 2022