Matosinhos dispõe agora de uma nova viatura para a recolha seletiva de biorresíduos (alimentares e verdes) no concelho.
A viatura, movida a gás natural, foi entregue pela LIPOR e visa contribuir para o aumento das quantidades de recicláveis recolhida, para o cumprimento da obrigação da implementação da recolha seletiva de biorresíduos e para a diminuição da poluição nas áreas urbanas, ajudando ao cumprimento das Metas e Objetivos de Portugal perante a União Europeia.
A cerimónia de entrega da viatura decorreu no passado dia 15 de dezembro, na Lipor, e contou com a participação do novo Conselho de Administração da instituição, que tomou posse no mesmo dia para o mandato 2021/2025.
O município de Matosinhos está representado no Conselho de Administração da Lipor pela Vereadora do Ambiente, Manuela Álvares.
No total, foram entregues 9 viaturas, financiadas pelo Programa POSEUR, que representam um investimento de 1,16 milhões de euros.
Recorde-se que a LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de Resíduos Urbanos, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos Resíduos Urbanos.
Créditos: CMM
TVSH 2021