Estão abertas inscrições para a conferência que se realiza no dia 17 de março no Museu da Memória de Matosinhos
Os novos estudos arqueológicos e patrimoniais efetuados nos últimos anos no Vale do Leça, nomeadamente no Castro de Guifões serão um dos temas centrais das Jornadas Arqueológicas do Vale do Leça, que decorrem no dia 17 de março, sexta-feira, durante todo o dia, no Museu da Memória de Matosinhos.
A bacia do Rio Leça constitui uma unidade geográfica natural que articula um vasto território onde, desde a Antiguidade, a ocupação humana teceu uma densa rede de sítios que formam hoje um importante património arqueológico.
As recentes e inéditas descobertas constituem um contributo importante para conhecermos mais sobre um território que abrange os concelhos de Matosinhos, Maia, Valongo e Santo Tirso, numa área de quase 190 km2 que acompanha o rio Leça ao longo do seu percurso de pouco mais de 40 km desde a nascente até à foz, em Matosinhos.
A realização das é uma oportunidade única para especialistas, professores e público em geral aprofundarem conhecimentos sobre o território, a importância da arqueologia, as técnicas e metodologias usadas nos diferentes momentos e processos, e conhecerem as conclusões dos estudos de investigação realizados, bem como as mais recentes descobertas arqueológicas no Vale do Leça.
As escavações arqueológicas no Castro do Monte Castêlo de Guifões e as escavações no sítio arqueológico de Gatões, no âmbito da construção da zona norte do Pólo 2 (Gatões/Guifões) da Plataforma Logística de Leixões ou a Carta Arqueológica do concelho serão temas abordados.
A participação é gratuita e a lotação do espaço é limitada.
De referir que as Jornadas Arqueológicas do Vale do Leça são certificadas pelo CFAE – Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos e permitem a acumulação de créditos, no que diz respeito à participação de professores.
TVSH 2023