Executivo Municipal em Guifões

fb-share-icon0

Loading

Reuniões ordinárias públicas nas freguesias do concelho

A habitual reunião ordinária pública do Executivo Municipal realizou-se ontem em Guifões, seguindo uma estratégia de descentralização.

O objetivo é aproximar os cidadãos do poder autárquico, dando a conhecer o funcionamento dos órgãos autárquicos e incentivando a participação cívica na resolução dos problemas individuais e coletivos.

A reunião ordinária pública do Executivo Municipal em Matosinhos foi conduzida pelo vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta.

Presente esteve o presidente da união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, que abordou, entre outros temas, a necessidade de transformação das antigas instalações das escolas Monte Ramalhão e Passos Manuel para outros fins. Sobre esta matéria, Carlos Mouta salientou que, no caso da antiga escola Passos Manuel, está prevista a instalação de um jardim de infância, sendo que o projeto está já concluído. Quanto à possibilidade de instalação de um lar para a terceira idade na antiga escola Monte Ramalhão, o vice-presidente adiantou que uma candidatura será submetida ao programa PRR- Plano de Recuperação e Resiliência depois de uma instituição particular de solidariedade, sediada em Guifões, ter visto a sua candidatura indeferida pelo Programa de Alargamento de Respostas e Equipamentos Sociais.

O Executivo Municipal aprovou por unanimidade, seguindo-se um minuto de silêncio, um voto de pesar pela morte de João Santos, antigo autarca de Guifões durante 23 anos, entre 1982 e 2005.

Nasceu em Guifões a 25 de maio de 1930. Foi funcionário dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Matosinhos. Dirigente associativo em várias associações da freguesia, João Santos foi o fundador e sócio nº.1 do Centro Cultural e de Solidariedade Social de Guifões e da Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões.

Também por unanimidade foi aprovada a proposta de louvor por mérito desportivo ao atleta matosinhense Carlos Manuel Sampaio Nascimento, que se sagrou recentemente pentacampeão nacional de atletismo em pista coberta, nos 60 metros plano, tornando-se o atleta português com mais títulos naquela distância.

No período antes da ordem do dia, entre outros assuntos, discutiu-se a atualização do Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais e os constrangimentos de mobilidade, designadamente a necessidade de mais controlo à velocidade excessiva e a necessidade de melhorar o transporte público nas freguesias a norte do rio Leça.

 

TVSH 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *