👁️ 418 visualizações
![]()
Programa reuniu advocacia, cultura e momentos de confraternização
A Ordem dos Advogados celebrou, entre os dias 17 e 19 de maio, o Dia do Advogado, este ano assinalado no concelho de Matosinhos, com um programa que juntou reflexão, cultura e convívio.
As comemorações começaram no domingo, com uma visita à Fundação Livraria Lello e ao Mosteiro de Leça do Balio, terminando o dia com um sunset em Leça da Palmeira.
Ontem, segundo dia do evento, o programa incluiu uma visita guiada ao centro de Matosinhos e a conferência “E se acontecesse outra vez?”, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery. A sessão de encerramento contou com a intervenção do Bastonário da Ordem dos Advogados, João Massano. O dia terminou com um jantar formal no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
O último dia das celebrações coincidiu com o Dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados e dos profissionais da Justiça. A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos recebeu a Missa de Sufrágio em Memória dos Advogados falecidos e Ação de Graças pelos Advogados no ativo, celebrada por Sua Eminência, o Cardeal D. Américo Aguiar, e Sua Eminência, o Bispo do Porto D. Manuel Linda.
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, esteve também presente neste momento simbólico, sublinhando a importância da celebração e a relevância da advocacia na promoção do Estado de Direito e da coesão social.
As comemorações terminaram na Exponor, com um almoço de confraternização e a sessão solene do Dia do Advogado, durante a qual foram entregues as Medalhas de Honra e as Medalhas dos 50 anos de Exercício da Advocacia. O encerramento contou ainda com um momento musical protagonizado pela Orquestra Jazz de Matosinhos.
TVSH 20/05/2026
