Desperdício de água

fb-share-icon0

Loading

Mínimos históricos em Matosinhos são sexto melhor resultado a nível nacional

 

Os resultados de agosto mostram Matosinhos como um dos concelhos com menores perdas de água na rede de abastecimento pública em Portugal entrando no grupo muito restrito de concelhos onde a água não faturada não supera os 10%.
Aa perdas, nos últimos 12 meses, foram de 10,8%, menos 2,4 pontos percentuais do que no ano anterior.
“O trabalho realizado em Matosinhos com o foco na minimização das perdas de água na rede é um trabalho contínuo, iniciado há vários anos, e que coloca Matosinhos no ranking dos concelhos com melhores indicadores neste parâmetro. A escassez de água em Portugal, fruto das condições climatéricas adversas que se têm verificado, colocou o país em alerta e esta temática é cada vez mais relevante na vida das populações. A eficiência da nossa rede e os valores muito baixos de perdas de água deixam-nos muito orgulhosos pelo trabalho competente que tem vindo a ser realizado, mas acima de tudo deixam-nos com o sentimento de que estamos a cumprir a nossa obrigação com a comunidade e com o país”, afirmou a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
No último ano com dados divulgados pelo regulador do setor da água (2020), o volume anual de perdas nas redes de abastecimento de Matosinhos era de 12,1% – o sétimo mais baixo do país e o quarto melhor da Área Metropolitana do Porto. Desde então, o valor que era já de referência melhorou progressivamente, permitindo que fosse alcançado, em agosto de 2022, um mínimo de perdas de 10,8%.
De destacar, ainda, que o valor alcançado em Matosinhos coloca o concelho no sexto melhor resultado a nível nacional.
TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *