O Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social (SAAS) abriu as portas ao público há um ano na Rua Brito Capelo e já realizou 8350 atendimentos e 3457 visitas domiciliárias
Há um ano atrás, 1 abril de 2022, o Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social (SAAS) passou a ser da responsabilidade do município de Matosinhos, no âmbito da descentralização de competências da administração direta e indireta do Estado para as autarquias locais em matéria de Ação Social.
Desde a abertura de portas ao público, no edifício Antiga Câmara, na Rua Brito Capelo, o SAAS já efetuou cerca de 8350 atendimentos, realizou 3457 visitas domiciliárias, assegurou cerca de 160 respostas à Linha de Emergência Nacional (LNES) e de 100 respostas a solicitações do Ministério Público.
Esta resposta social da Autarquia tem como principais objetivos informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação; apoiar pessoas e famílias em situações de vulnerabilidade social; prevenir situações de pobreza e de exclusão social; contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social; assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social; e ainda mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.
Operacionalizado pela ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, o atendimento e o acompanhamento é feito por uma equipa técnica constituída por profissionais de serviço social, de educação social, de psicologia, de ação direta, administrativos e coordenadora.
A sede do SAAS funciona no Centro Comercial Antiga Câmara, na rua Brito Capelo, nº 223 – loja 27. O atendimento e acompanhamento social das pessoas e famílias é realizado na sede do SAAS e nas quatro uniões de freguesia do concelho. O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.
TVSH 2023