Processo CIRCO ensina a criar negócios através do design circular
O workshop “Criar negócios através do design circular” encerrou ontem o programa “Be Matosinhos – Mês das Empresas”. Ao longo de um mês, a Câmara Municipal de Matosinhos promoveu um conjunto de atividades específicas para o setor com o objetivo de apoiar a atividade económica e o tecido empresarial do concelho.
O workshop teve lugar no auditório da junta de freguesia de S. Mamede de Infesta e foi conduzido pela investigadora Cristina Rocha do Laboratório Nacional de Energia e Geologia. Presente esteve a vereadora do Desenvolvimento Económico, do Comércio e Turismo, Marta Pontes.
O workshop incidiu sobre o processo de design CIRCO (Creating Business through Circular Design), que surgiu nos Países Baixos em 2015 e baseia-se na aplicação do design e design thinking ao desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio circulares.
Este método inspira e capacita empresas e designers para criarem negócios no quadro de uma economia circular.
O programa já foi testado em vários países europeus e em outros continentes com taxas de sucesso muito elevadas.
Em Portugal, o programa é denominado “CIRCO HUB PORTUGAL”. Financiado pelo Fundo Ambiental, é coordenado pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia, e executado em parceira com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e a APA – Agência Portuguesa para o Ambiente.
TVSH 2022