Viagem Medieval quase a começar

fb-share-icon0

Loading

Últimos preparativos na envolvente do Mosteiro de Leça do Balio

Está quase tudo pronto para mais uma edição dos “Hospitalários no Caminho de Santiago”.
Depois de se terem apresentado à população durante dois anos num formato diferente, devido à situação pandémica vivida, “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” estão de regresso a Matosinhos, ao Mosteiro de Leça do Balio e ao seu formato habitual prontos para acolher milhares de pessoas.
Ao longo de cinco dias, de 7 a 11 de setembro, as cores, a música, os aromas e sabores, da época medieval vão voltar a ser recriados num evento, que conta já com 17 edições e que, todos os anos, vai somando cada vez mais adeptos.
No recinto criado na zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio, são já visíveis as tendas, adereços e decorações para a Feira Medieval que arranca já amanhã, quarta-feira.
Para além da animação, música e dança, visitas guiadas ao património, torneios a cavalo, treinos de armas e de aves, oficinas para os mais novos, tabernas de petiscos e bebidas, barraquinhas de doçaria conventual, os visitantes poderão assistir ao trabalho executado ao vivo por cerca de 30 artesãos, interagir com as várias personagens da época como os bobos, malabaristas, acrobatas e saltimbancos, cavaleiros, mercadores, encantadores de serpentes e assistir a várias recriações de lendas.
Promovida pela autarquia, esta recriação histórica surgiu com o intuito de promover os Caminhos de Santiago no concelho, bem como divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal cujas origens remontam ao século X. No século XII, tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”.
O local, recorde-se, desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica. Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira, o santo condestável.
O Mosteiro de Leça do Balio continua, ainda hoje, a ser um local de referência e de passagem obrigatória para quem, nesta região, percorre os Caminhos de Santiago, classificados pela UNESCO como Itinerário Cultural da Humanidade.
Neste ano de 2022, ano Jacobeu, vai ser dado destaque à importância dos Caminhos de Santiago e da Ordem do Hospital.
Um dos momentos mais aguardados desta recriação histórica decorrerá no dia 11 de setembro, dia em que é esperada uma enchente no recinto. Pelas 16h30, será recriado o casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles.
Este ano, o ator António Camelier, conhecido pelo seu papel na série “Lua Vermelha” e mais recentemente pela participação nas novelas “A Serra” e “Lua de Mel”, desempenhará o papel de D. Fernando, enquanto o de D. Leonor será interpretado pela bailarina e coreógrafa Vanda Gameiro, conhecida pelos seus grandes espetáculos e pela sua participação no programa “Dança com as Estrelas”.
TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *