143 operacionais estiveram ontem à tarde envolvidos na realização de simulacro que decorreu em três diferentes cenários: um descarrilamento de um comboio de transporte de matérias perigosas no terminal ferroviário de Leixões e o consequente vazamento de ácido nítrico para a atmosfera; a formação de vapores tóxicos que obrigou à evacuação do Norte Shopping e no BNP Paribas; e, por último, uma situação de ameaça de bomba na Escola Secundária Augusto Gomes.
No primeiro cenário, reunida a Comissão Municipal de Proteção Civil no Edifício dos Paços do Concelho, foi acionado um perímetro de segurança, de cerca de 800 metros, à volta do local onde se verificou a fuga de ácido nítrico no Porto de Leixões, tendo sido evacuadas habitações e outras instalações, como os Silos de Leixões, e efetuado o corte e desvio de trânsito na A28 e A4.
A fuga no contentor foi, entretanto, contida. Do acidente resultaram dois feridos (um ligeiro e outro grave), funcionários da IP- Infraestruturas de Portugal, que receberam tratamento hospitalar no Hospital de S. João, dado que o Hospital Pedro Hispano foi alvo de confinamento por causa dos vapores tóxicos. O mesmo problema obrigou à evacuação do Norte Shopping. Todavia, duas pessoas tiveram que receber assistência por inalação do ar proveniente do exterior. Foi montado um posto médico avançado do INEM no parque de estacionamento das Sete Bicas, na Senhora da Hora.
No caso da ameaça de bomba na Escola Secundária Augusto Gomes, depois dos procedimentos de evacuação e segurança, uma equipa de minas e armadilhas da PSP localizou e desativou o engenho explosivo.
Quanto a vítimas, há a registar apenas uma situação de um aluno que, em virtude de uma crise de ansiedade, necessitou de assistência no local.
Promovido pela Câmara de Matosinhos com o objetivo de testar o recentemente aprovado Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Matosinhos, o exercício contou com meios da Proteção Civil de Matosinhos, corporações de bombeiros (do concelho e fora do concelho, como foi o caso do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto), Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Autoridade Marítima, INEM- Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa, APDL- Administração dos Portos do Douro, Viana do Castelo e Leixões, ULS- Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Hospital de S. João, entre outras instituições.