Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras

fb-share-icon0

Loading

Celebração do 41.º aniversário incluiu Festival do Folclore

O Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras está de parabéns pela celebração do seu 41.º aniversário.

No passado sábado, 29 de abril, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, marcou presença na festa de aniversário da instituição na sua sede, em Lavra.

Abertura de bolo e um porto de honra deram início ao programa das comemorações, a que se seguiu um pequeno Festival de Folclore com a participação do Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras e do Rancho Típico de S. Pedro do Avioso.

Ontem, o programa das festas continuou com a celebração de uma eucaristia em memória dos fundadores e sócios na sala das colunas do Centro Social e Paroquial Padre Ramos, em Lavra, e um churrasco-convívio na sede do Rancho.

Refira-se que o Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras teve origem no “Grupo das Sargaceiras da Casa dos Pescadores de Matosinhos – Secção de Angeiras”, fundado a 10 de agosto de 1932. Na sua génese e identidade, a vocação marítima é o apanágio de uma comunidade tradicional piscatória, que habita e labora na pequena, mas grande em tradições, Praia de Angeiras. O grupo recebeu a sua atual designação em 1982 pela mão de Maria Elvira Vasconcelos que se destacou pela defesa dos valores etnográficos que, através do folclore português, representam as nossas origens. Cada componente, música, dança e traje etnográfico representa os usos e os costumes de um passado não tão distante. Ao participar em permutas o grupo leva o nome da sua terra e o orgulho nas suas tradições aos palcos nacionais e internacionais dos festivais de folclore. É também este Rancho o fundador e organizador da Festa da Sardinha da Praia de Angeiras bem como de atividades culturais que procuram recriar as nossas tradições como a Desfolhada Tradicional, o Magusto de S. Martinho, os Cantares ao Menino e as Janeiras, entre outras.

 

TVSH 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *