Ações de sensibilização junto da comunidade escolar.
Fomentar a cultura de segurança entre os cidadãos tem sido uma das apostas da Proteção Civil de Matosinhos. Para o efeito, tem promovido ações de sensibilização junto da comunidade escolar. No ano passado, foram dinamizadas 30 iniciativas com a participação de 2.110 alunos e 101 professores.
Este ano, até julho, realizaram-se já 35 ações de sensibilização, dedicadas à “Evacuação da sala de aula em caso de incêndio”. Abrangeram 1382 alunos, 96 professores e 19 auxiliares de ação educativa das escolas básicas da Barranha e Estádio do Mar, e do Externo António Nobre.
Foram abordados temas como a interpretação do sinal de alarme, a compreensão da sinalética de emergência, a importância do chefe de fila e cerra fila na coordenação da evacuação, a relevância do sinaleiro enquanto gestor ativo na organização da evacuação do edifício e a identificação do ponto de encontro na escola.
Foram também abordadas situações como incêndios ou acidentes em casa.
Além dos exercícios reais de evacuação em contexto escolar, os formandos tiveram ainda a oportunidade de visitar as instalações do quartel dos Bombeiros Voluntários de Leixões e de conhecer todo o equipamento envolvido no combate a incêndios.
Além do trabalho nas escolas, a Proteção Civil de Matosinhos, em parceria com o Centro Comercial Mar Shopping, realizou em maio passado, a primeira edição de “Juntos somos segurança e saúde”, na qual participaram os vários agentes de Proteção Civil, e que recebeu a visita de alunos das escolas do concelho.
O evento culminou com a realização de um simulacro à escala real, em resposta a um alarme de incêndio, que contou com a evacuação de mais de 1500 pessoas.
TVSH 2022