“Portugal Azul” arranca em março em Matosinhos

fb-share-icon0

Loading

Projeto irá percorrer as costas continentais e insulares de Portugal.

 De março a junho deste ano, a expedição “Portugal Azul” irá percorrer as costas continentais e insulares de Portugal, escalando vários portos.

Focado na sustentabilidade e preservação dos ecossistemas marinhos, o projeto “Portugal Azul” foi hoje apresentado no CEiiA- Centro de Engenharia e Desenvolvimento, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Sob a coordenação científica da Universidade de Coimbra, a expedição será liderada pelo explorador espanhol Nacho Dean, a primeira pessoa a ter dado a volta ao mundo a pé e a unir os cinco continentes a nado. O seu objetivo é documentar o estado dos ecossistemas e sensibilizar para a importância de preservar o meio ambiente.

O percurso terá início em março no porto de Leixões e passará pela ria de Aveiro, Figueira da Foz, Reserva Natural das Berlengas, rio Tejo, Açores, Madeira, Parque Natural do Sudeste Alentejano, terminando na ria Formosa (Algarve).

“O mar é o elemento mais marcante de Matosinhos. É, por isso, natural estarmos associados a este projeto”, disse o vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta.

Ao longo do percurso, a expedição irá inventariar o nível de contaminação dos ecossistemas marinhos costeiros, bem como sensibilizar as populações para a necessidade de prevenção e mitigação dos impactos ambientais, incluindo a realização de sessões públicas com escolas e outras entidades.

Os dados recolhidos serão posteriormente analisados, tendo em conta aspetos como a contaminação por plásticos e hidrocarbonetos, a percentagem de oxigénio na água, a perda de biodiversidade, os efeitos da sobre-exploração pesqueira, a subida do nível do mar, o aumento da temperatura do mar e o impacto do urbanismo e do turismo.

 

not_portugal_azul__2__1_2500_2500 not_portugal_azul__1__1_2500_2500 not_portugal_azul__13__1_2500_2500 not_portugal_azul__12__1_2500_2500

 

créditos: CM Matosinhos

TVSH 13/02/2025