A MatosinhosHabit destacou as suas novas políticas de habitação, durante a conferência ‘Dinâmicas e Desafios da Habitação’. Proporcionar habitação digna para todos os matosinhenses, contribuindo assim para o seu bem-estar, conforto e segurança é o seu único objetivo.
Coube a Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit e membro do Comité organizador da conferência ‘Dinâmicas e Desafios da Habitação’, salientar as novas políticas de habitação implementadas pelo município de Matosinhos com um único objetivo: proporcionar habitação digna para todos os matosinhenses, contribuindo assim para o seu bem-estar, conforto e segurança, revela nota enviada às redações.
No seguimento desta conferência internacional, o tema da habitação esteve em destaque em diversos quadrantes. Programas, estratégias, investimentos, gestão, sustentabilidade e novos projetos foram algumas das temáticas em evidência, num evento onde a MatosinhosHabit deu a conhecer a sua política de gestão habitacional.
Priorizando a habitação no concelho, a MatosinhosHabit “tem vindo a desenvolver medidas que façam face à crescente necessidade de respostas de habitação a preços ajustados à capacidade económico-financeira das famílias, assim como continuamos a trabalhar de maneira a reforçar e a corporizar a Estratégia Local da Habitação de Matosinhos, um instrumento decisivo para o futuro do município”, sustenta o administrador, citado em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Com um investimento estimado em 80 milhões de euros, este novo instrumento de política pública habitacional tem-se revelado essencial no concelho “já que vai de encontro aquilo que é a estratégia que pretendemos para todo o território do concelho”, revela Tiago Maia.
Apostando cada vez mais em diversas áreas do sector habitacional, o município de Matosinhos dispõe atualmente de uma cobertura de programas habitacionais para todas as classes sociais que enfrentam vulnerabilidades no acesso à habitação.
Para Tiago Maia, “Matosinhos está hoje a concretizar um investimento ímpar na habitação, que conferirá mais e melhores habitações, num investimento total, nos últimos três anos, de 16 milhões de euros.”
Reforça ainda a importância deste programa de apoio municipal que “só tem sido possível com a MatosinhosHabit que tem produzido no cômputo da sua gestão atual 4.321 habitações, distribuídas por 51 conjuntos habitacionais o que corresponde a cerca de 11.000 residentes.”
TVSH 2021