Pedro Burmester em Matosinhos

fb-share-icon0

Loading

Terceiro concerto do Ciclo de Piano

Pedro Burmester regressou ontem a Matosinhos e ao estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos, na Real Vinícola, para um concerto inserido no ciclo de piano da temporada de música clássica de Matosinhos para 2022.

No terceiro concerto deste ciclo de piano foi possível ouvir o pianista numa espécie de dupla performance, um concerto de música de câmara, com o violoncelista Marco Pereira, a executar a Sonata para violoncelo e piano em Sol Menor, op. 19, de Sergei Rachmaninoff (1873-1943), e um concerto para piano solo, a interpretar a Sonata em Si Menor, S.178, de Franz Liszt (1811-1886).

Nesta sonata para dois instrumentos, o piano afasta-se do simples papel de acompanhamento e assume uma dimensão solística e de diálogo, em igualdade de circunstâncias, com o violoncelo. Uma sonata para violoncelo e piano, onde muitos dos temas foram apresentados, primeiro, no piano e depois desenvolvidos e embelezados pelo violoncelo.

Refira-se que a Sonata para violoncelo e piano em Sol Menor, op. 19 é considerada a obra mais importante e fascinante de música de câmara de Sergei Rachmaninoff. Foi composta em 1901 e dedicada ao violoncelista Anatoly Brandukov que a apresentou, publicamente, em Moscovo, nesse mesmo ano, acompanhado pelo próprio compositor ao piano.

O vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Carlos Mouta, e o vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, marcaram presença no recital.

O ciclo de piano apresenta, até dezembro, concertos com alguns dos melhores pianistas nacionais. Depois de Vasco Dantas, António Oliveira e Pedro Burmester, o quarto e último concerto deste ciclo trará, a 10 de dezembro, Sara Vaz e o maestro Vitorino d’Almeida ao estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos.

Recorde-se que os concertos são gratuitos (entradas limitadas à lotação do espaço) e decorrerão no estúdio da OJM, na Real Vinícola, pelas 19h00.

A Música em Matosinhos, programa de música erudita da Câmara Municipal de Matosinhos, acontece há mais de uma década e inclui este ano, entre outros, um conjunto de recitais também gratuitos do Quarteto de Cordas de Matosinhos nas igrejas e museus do concelho, com o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso e a fruição da música clássica.

 

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *