Segunda edição regressa no próximo domingo
Todas as escolas de surf licenciadas a operar no concelho de Matosinhos participam este ano na “Matosinhos Surf School Cup”. O início da prova está já marcado para o próximo domingo, 11 de junho, e irá realizar-se na praia do Cabo do Mundo.
Organizado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, este evento, na sua segunda edição, terá quatro provas em diferentes praias do concelho.
O objetivo é promover o território de Matosinhos como destino turístico para a prática de surf, envolver as escolas de surf e fomentar o espírito de união e partilha, sem o foco principal na vertente competitiva.
A apresentação decorreu hoje na Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, e contou com a presença da vereadora do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo, Marta Pontes, do administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, e do diretor executivo da Associação de Escolas de Surf de Portugal, Afonso Teixeira.
“Matosinhos sempre esteve ligado ao mar, mas numa perspetiva profissional. O mar é muito mais do que pesca. Há muita procura pela prática do surf, principalmente dos jovens. São conhecidos os efeitos físicos do surf, mas sobretudo ao nível da saúde mental”, salientou Henrique Calisto.
Também Marta Pontes frisou que o surf é, “cada vez mais, uma atividade menos sazonal” e um fator de atratividade no que respeita à captação de empresas para o território.
A competição irá decorrer por equipas, em formato estafeta. Cada escola estará representada por uma equipa de 5 elementos: 1 treinador/a e 4 alunos/as.
As provas da “Matosinhos Surf School Cup” irão realizar-se nas praias do Cabo do Mundo (11 de junho), Pedras do Corgo (25 de junho), Aterro (data por confirmar) e Agudela (data por confirmar).
Paralelamente às provas, irão realizar-se na praia atividades para toda a família.
A primeira edição, recorde-se, teve lugar em 2021, em contexto de pandemia. Em primeiro lugar ficou a escola Onda Pura, em segundo a escola Salty Wave e, em terceiro, a Surfing Life Club.
Creditos CMM Noticias