O movimento Matosinhos Independente apoiado por um grupo de cidadãos eleitores (GCE) do concelho de Matosinhos, sem intervenção dos partidos políticos, liderado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.
Tem a lista de proponentes, a mandatário da candidatura, a lista de candidatos e o mandatário financeiro ultimados.
O Matosinhos Independente tem como candidato à presidência da câmara Joaquim Jorge.
Fechou assim, o dossier de nomeações relevantes do Matosinhos Independente, com a maioria das escolhas a recair em mulheres: primeira subscritora Maria Lídia Viterbo, professora de Português; mandatária da candidatura Ana Trancoso, bietápica em Farmácia; candidata à Assembleia Municipal Ana Santos, economista; mandatária sénior de 85 anos, D. Maria do Céu; candidata à UF São Mamede e Sr.ª Hora, Manuela Silva área do turismo; candidata à UF à UF de Matosinhos e Leça da Palmeira, Manuela Ferreira Silva farmacêutica; e agora, candidata à UF Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Ana Cláudia Monteiro solicitadora. E, o jovem, João Ribeiro, engenheiro, candidato à UF Custóias, Leça do Balio e Guifões. Com Manuel Coelho, gestor e coordenador de proximidade.
O mandatário financeiro é Alberto Paiva, contabilista certificado.
Depois da declaração de candidatura e a certidão de inscrição no recenseamento (certidão de eleitor), resta-nos esperar pela marcação das eleições autárquicas.
O dia das eleições gerais para os órgãos das autarquias locais é marcado pelo Governo, por decreto publicado em Diário da República, com, pelo menos, 80 dias de antecedência. As eleições realizam-se entre os dias 22 de Setembro e 14 de Outubro do ano correspondente ao termo do mandato.
A apresentação da nossa candidatura só pode ser efectuada a partir do dia útil seguinte à publicação do Decreto que marque a data das eleições. Podemos fazê-la até ao 55.º dia anterior ao dia da eleição.
A apresentação da Candidatura é feita ao juiz competente do Tribunal de Matosinhos.
Enquanto isso, continuamos com o roteiro de encontros com Joaquim Jorge, pelas freguesias do concelho de Matosinhos.
Já estivemos em Lavra, St. ª Cruz do Bispo, Leça da Palmeira e Perafita.
A presença da sede-móvel desperta curiosidade e muito interesse, tendo sempre um acolhimento muito agradável e promissor.