Matosinhos em Jazz 2026

👁️ 18 visualizações

fb-share-icon0

Loading

Nubya Garcia é a primeira artista confirmada para a edição deste ano

O festival Matosinhos em Jazz está de regresso em julho para mais uma edição que promete marcar a programação cultural do concelho. A primeira confirmação é a da saxofonista britânica Nubya Garcia, que sobe ao palco no dia 5 de julho, no Coreto do Jardim Basílio Teles.

Reconhecida internacionalmente, a artista conta com distinções nos Parliamentary Jazz Awards e Jazz FM Awards, bem como nomeações para prémios de relevo como o Mercury Prize, os MOBO Awards e o Billboard UK. A sua carreira tem sido marcada pelo reconhecimento consistente da crítica e do público.

Nubya Garcia estreou-se em estúdio com o álbum “Nubya’s 5ive” (2017), seguindo-se o EP “When We Are” (2018). Integra também o coletivo Nérija e já colaborou com diversos artistas, tendo passado pelo Matosinhos em Jazz em 2019, enquanto integrante da banda de Joe Armon-Jones, dos Ezra Collective.

A sua sonoridade parte do jazz, incorporando influências caribenhas e afrobeat, num percurso que inclui os álbuns “Source” (2020) e “Odyssey” (2024). Em 2021, a sua atuação no Royal Albert Hall foi distinguida com cinco estrelas pelo Daily Telegraph. Mais recentemente, a revista Jazzwise destacou a sua performance como “elegante” e reveladora de uma artista no auge da sua carreira.

Com presença em alguns dos mais prestigiados festivais europeus, como o North Sea Jazz Festival, o Love Supreme Jazz Festival e o Montreux Jazz Festival, Nubya Garcia prepara-se agora para regressar a Matosinhos, desta vez como cabeça de cartaz, numa edição que se antevê memorável.

 

evento_nubya_garcia_1_2500_2500

 

TVSH 21/04/2026