Matosinhos e Villagarcia de Arousa

fb-share-icon0

Loading

Os dois munícipios estreitam laços de cooperação e terminam hoje dois dias de cimeira bilateral

 

Autarcas, técnicos, agentes culturais e empresários das duas cidades estiveram reunidos durante dois dias em Matosinhos para firmarem a colaboração entre os dois municípios e reforçarem o protocolo de geminação assinado em 1959.

Durante o dia de ontem houve lugar para vários encontros bilaterais entre empresários das áreas das conservas, turismo e comércio, associações comerciais e responsáveis de parques de exposições e clubes desportivos das duas cidades.

“Estes dois dias de trabalho de proximidade vão começar a dar frutos muito em breve. Os nossos empresários, os nossos empreendedores, artesãos e dirigentes desportivos tiveram a oportunidade de estreitar laços e projetar o futuro com a certeza de que as nossas comunidades irão sair favorecidas desta cooperação”, realçou Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Alberto Varela Paz, alcaide de Vilagarcia de Arousa, salientou o Mar como património comum daquelas duas cidades do Nordeste Peninsular. “’O Mar que nos Une’, nome que escolhemos para esta nossa parceria, é mais do que um lema, pois mostra bem a forma como queremos realizar trabalho em conjunto. E se a colaboração começou com o Mar, o nosso desejo é que, no futuro, se estenda às mais variadas vertentes das nossas comunidades, pois o que verdadeiramente nos une é a vontade de fazermos coisas juntos”.

A Câmara Municipal de Matosinhos e o Concelho de Vilagarcia de Arousa consideram de essencial importância que esta geminação permita, de forma ininterrupta, o encontro e uma maior aproximação entre as empresas, as associações de pendor turístico, cultural, profissional e social, os agentes locais e as populações dos dois municípios,designadamente através de ações concertadas e estruturadas que visem a promoção e dinamização conjunta dos dois territórios e de projetos de valorização de marcas e produtos.

Para tal, comprometem-se a empreender programas de cooperação, tendo em vista o desenvolvimento mútuo numa base de interesses e opções de cada município; considerar a promoção de trocas económicas, culturais, sociais, educativas ou outras entre as populações dos municípios, designadamente das suas diversas organizações representativas, como uma vertente essencial desta geminação, mobilizando, em conformidade, os incentivos e meios considerados para tanto adequados; colaborar em projetos municipais, regionais, nacionais e transfronteiriços, que visem o desenvolvimento e o enriquecimento ao nível económico, turístico, cultural e social dos dois municípios/territórios; proceder ao desenvolvimento de novas atividades, físicas ou digitais, que permitam a troca de experiências e iniciativas bilaterais inovadoras de promoção económica e comercial entre os trabalhadores municipais e os agentes locais de ambas as regiões; continuar a desenvolver e a apresentar conjuntamente em fóruns locais, regionais ou internacionais, produtos endógenos dos dois territórios, tendo em vista aumentar a procura turística e captar novos talentos, incluindo os nómadas digitais. Comprometem-se ainda a promover encontros regulares para discussão de iniciativas a desenvolver e avaliação dos resultados dos diversos projetos implementados, trabalhando nomeadamente as temáticas da Economia do Mar, do Turismo, das Atividades Económicas Industriais, Comerciais e de Serviços, da Cultura e da Ação.

 

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *