Matosinhos acolhe “O Gran Camiño” em 2025

fb-share-icon0

Loading

Pela primeira vez, uma das maiores provas do ciclismo mundial tem etapa inaugural em Portugal.


 Pela primeira vez, a prova de ciclismo galega O Gran Camiño transcenderá fronteiras, e terá a etapa inaugural em Portugal, com partida na Maia e chegada a Matosinhos.

A 4.ª edição do O Gran Camiño – The Historical Route, uma das maiores competições de ciclismo mundial, ocorrerá de 26 de fevereiro a 2 de março e contará com cinco etapas, ao contrário das quatro habituais. Uma das principais mudanças será o início da prova, no dia 26 de fevereiro de 2025, em Portugal.

Após essa etapa inicial em solo português, os ciclistas seguirão para a Galiza, em Espanha, para as outras quatro etapas, passando por cada uma das províncias galegas, transformando-se, desta forma, numa corrida internacional em virtude da partida da primeira etapa de Portugal.

 

Este marco histórico coincide com um ano de celebração para Matosinhos, que será Cidade Europeia do Desporto em 2025, consolidando o município como um dos principais polos de prática desportiva em Portugal.

A prova, que ganhou notoriedade nas últimas edições com a participação de atletas de renome como o dinamarquês Jonas Vingegaard, bicampeão da Volta a França (2022 e 2023) e vencedor em título da competição galega, terá lugar entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março de 2025.

Com um percurso que continua a homenagear o Camiño de Santiago, o evento reforça a ligação histórica e cultural entre Portugal e a Galiza, ampliando a visibilidade internacional de Matosinhos. Além de promover o desporto, a competição traz um impacto socioeconómico significativo, impulsionando o turismo e destacando o potencial local ao nível da gastronomia, património cultural e artístico.

 

Durante a apresentação da prova que decorreu ontem em conferência de imprensa, a presidente da Câmara de Matosinhos destacou a relevância deste evento transfronteiriço: “Vamos fazer desta uma grande prova, sempre com o objetivo central de promovermos o desporto, o turismo e esta relação transfronteiriça”, afirmou. Marcaram também presença Hernâni Ribeiro, Vereador do Desporto do Município da Maia, Luís Pedro Martins – Presidente do Turismo Porto e Norte, Ezequil Mosquera, CEO da Emesports, entidade organizadora, Cândido Barbosa, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Óscar Pereiro, vencedor do tour de França em 2006, o vice-presidente da Autarquia de Matosinhos, Carlos Mouta, o vereador do Desporto, Nuno Matos, a vereadora da Economia e Turismo, Marta Pontes, e o administrador da Matosinhosport, Henrique Calisto.

A chegada de uma etapa de O Gran Camiño a Matosinhos é uma oportunidade para fortalecer a prática do ciclismo nas comunidades locais e reforçar o papel do município no calendário internacional de grandes eventos desportivos naquele que será um ano em grande para o Desporto em Matosinhos, esperando-se a realização de mais de mil eventos desportivos.

 

not_o_gran_camino__10__1_2500_2500 not_o_gran_camino__7__1_2500_2500 not_o_gran_camino__1__1_2500_2500

 

créditos: CM Matosinhos

TVSH 17/12/2024

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *