Festa do padroeiro dos pescadores de Matosinhos
Ao longo dos próximos três dias, a comunidade piscatória de Matosinhos celebra o seu padroeiro. As festas em honra do Mártir São Sebastião apresentam um programa de animação, com muita música popular, folclore e cortejo etnográfico, fogo de artifício, decoração e iluminação festivas, mas marcado, sobretudo, por uma forte componente religiosa.
Domingo é o dia mais importante do programa e inicia-se, pelas 10h30, com a celebração da Eucaristia Solene em honra do Mártir São Sebastião, na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. A missa será presidida pelo padre Emanuel Brandão e acompanhada pelo Coro Paroquial de Matosinhos.
À tarde, irá realizar-se a procissão. Composta por anjinhos e 30 andores, entre os quais o do Mártir S. Sebastião, e liderada pela cavalaria da Guarda Nacional Republicana, pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Leixões e pela Banda Musical S. Vicente de Alfena (Valongo), a procissão sairá da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, pelas 15h30, e seguirá em direção à Lota do Pescado, percorrendo várias artérias da cidade. São elas: Av. D. Afonso Henriques, Av. da República, Av. Serpa Pinto, Rua 1° de Dezembro, Rua Heróis de França, Lota do Pescado (Bênção ao Mar), Rua Conde S. Salvador, Rua Álvaro Castelões, Rua do Godinho, Av. D. Afonso Henriques, regresso à Igreja Matriz.
Cartaz da festa dos pescadores de matosinhos
Créditos: CM Matosinhos
TVSH 2023