“Linhas de Vento. Percursos artísticos na natureza”

fb-share-icon0

Loading

Obras da Coleção de Serralves na Galeria Municipal até 23 de abril de 2023

A exposição “Linhas de Vento. Percursos Artísticos na Natureza”, obras da Coleção de Serralves, inaugurou ontem à tarde na Galeria Municipal de Matosinhos.

Trata-se duma mostra coletiva que apresenta um conjunto de obras de artistas portugueses e internacionais que reequacionam o nosso vínculo com a natureza, desenvolvendo as suas práticas artísticas em estreita relação com o meio natural, com a geologia, a antropologia e a ecologia.

Esta exposição parte de um núcleo de obras da Coleção de Serralves que se inserem na tendência artística do final dos anos 1960 conhecida como land art, ou earthworks com obras de artistas internacionais ligadas a estes movimentos como Richard Long, Hamish Fulton e Ana Mendieta que a partir de finais da década de ’60 do século XX tomaram a natureza como ponta de partida para a criação de obras concebidas fora dos ateliers. A exposição estabelece ainda um diálogo entre as obras destes artistas com os trabalhos de alguns dos maiores nomes da arte contemporânea portuguesa, como Alberto Carneiro, Fernando Lanhas, Lourdes Castro e Luísa Cunha.

O vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha, e a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, marcaram presença na inauguração.

A exposição “Linhas de Vento. Percursos Artísticos na Natureza” ficará patente na Galeria Municipal de Matosinhos até 23 de abril de 2023 e pode ser visitada nos seguintes horários: de segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00. A entrada é livre.

 

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *