Inauguração de viaduto e nova avenida Vítor Oliveira em Matosinhos

fb-share-icon0

Loading

Foi este sábado de manhã inaugurado uma nova avenida e o viaduto sobre a A28, em Matosinhos, com o nome de Vítor Oliveira, falecido em 2020. A homenagem, que contou com a presença de familiares e amigos do antigo treinador e jogador de futebol, foi dominada pela emoção.


 Coube à presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, explicar que sendo o novo viaduto “uma infraestrutura tão representativa para o Município”, voltando a unir as zonas da Barranha e da Cruz do Pau, na Senhora da Hora – o que “vai permitir aliviar o impacto negativo da A28” -, o Município “queria um nome com uma relação afetiva” ao concelho e daí a opção ter sido Vítor Oliveira. “Foi um dos maiores embaixadores de Matosinhos e vai continuar a estar no nosso coração”, vincou.

A nova avenida surge numa das laterais do Estádio do Mar, que como Henriques Calisto, amigo de infância do antigo treinador e administrador da Matosinhos Sport, recordou: “Foi aqui que Vítor Oliveira, figura indelével do futebol português, nasceu como futebolista”.

A mulher do ex-treinador, os filhos Rita e Francisco, bem como José Couceiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto Porto, e o professor Neca, vice-presidente da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, foram alguns dos presentes, numa inauguração pautada pela emoção. Afinal, todos ali estavam numa homenagem sentida “ao homem de sorriso fácil, filho de mãe peixeira e pai pescador, frontal e honesto”, como fez questão de recordar Henrique Calisto.

 

“Devia ser da responsabilidade da IP”

 A presidente da Câmara de Matosinhos recordou que o viaduto era “uma obra prometida pelo Município há mais de uma década”, salientando que tratou-se de uma “empreitada exigente” que faz parte de “uma estratégia de valorização desta zona”.

A autarca sublinhou ainda que a estrutura com 420 toneladas de peso e que custou cinco milhões de euros, “devia ser da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal”.

Logo atrás da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de S. Mamede Infesta, que seguia à frente do cortejo de inauguração da avenida e do viaduto, Manuel Ventura, 86 anos, e Idalina Palhete, 68, caminhavam sorridentes sobre a estrutura. “Ele é que é o verdadeiro engenheiro da obra”, comentou a mulher, explicando que o companheiro “andava aqui todos os dias a acompanhar a empreitada”. Idalina não tem dúvidas que o viaduto servirá para fazer “umas boas caminhadas”, lembrando que “antigamente a ligação da Barranha à Cruz de Pau tinha de ser feita à volta de camioneta”.

Também Rosa e Arlindo Silva, de Guifões, aproveitaram a ida à feira da Senhora da Hora para conhecerem a nova estrutura: “Está muito lindo! Espetacular!”, comentaram.

 

image_27_1_2500_2500

 

 

créditos: JN

TVSH 10/09/2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *