O grupo francês Alstom vai instalar uma fábrica em Matosinhos, onde pretende construir mais de 100 comboios para a CP. A unidade fabril vai servir também para fazer manutenção de veículos.
Os comboios vão ser construídos no âmbito do concurso aberto pela CP para a aquisição de 117 comboios, no valor total de 746 milhões de euros. Segundo avançou, esta quarta-feira, o jornal Público, os primeiros irão ganhar forma na fábrica da Alstom de San Perpetua de La Mogoda (Barcelona).
Mas isso vai acontecer apenas até que esteja pronta uma unidade fabril que aquele grupo francês pretende construir em Matosinhos. “Temos uma localização definida e estamos a trabalhar nesse projeto. Serão umas instalações onde poderemos também fazer manutenção e outras atividades”, avançou o presidente executivo (CEO) da Alstom, Henri Poupart Lafarge.
O responsável por aquele grupo francês garante que a unidade fabril de Matosinhos não irá encerrar depois de concluída a construção dos mais de 100 comboios que serão adquiridos pela CP. “Não será para fechar. Iremos continuar lá”, assegurou Henri Poupart Lafarge.
O projeto é confirmado pelo presidente da Alstom Europa, Gian Luca Esbacei, que garante igualmente que “mais de 100 dos 117 comboios encomendados pela CP serão construídos em Portugal, numa fábrica a instalar em Matosinhos”.
Segundo os responsáveis pelo grupo francês, falta apenas sair a decisão judicial sobre o concurso público para que se dê andamento ao processo para a construção da nova unidade fabril.
créditos: JN
TVSH 26/09/2024