Greta Thunberg em Caricatura em Matosinhos

fb-share-icon0

Loading

Porto Cartoon apresenta 80 trabalhos na Galeria da Biblioteca Florbela Espanca

 

É já a partir das 17h00 de amanhã que a Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca apresenta uma exposição dedicada à ativista ambiental Greta Thunberg, no âmbito do Festival Internacional PortoCartoon – World Festival.
Greta Thunberg ficou mundialmente conhecida, depois de fazer greve, com apenas 15 anos de idade, diante do Parlamento sueco em 2018 em defesa do clima. Com a placa “Greve Escolar pelo Clima”, promoveu uma campanha que teve um efeito global, inspirando milhares de jovens em todo o mundo. Em dezembro de 2018, cerca de 20 mil estudantes (do Reino Unido ao Japão) juntaram-se a ela, fazendo greve às aulas como forma de protesto pela falta de medidas protetoras do ambiente. Um ano depois, Greta Thunberg recebeu a primeira de três indicações ao Prémio Nobel da Paz.
Organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, o Porto Cartoon debruçou-se, na sua 24ª edição, sobre os temas da Educação e Igualdade de Género, homenageando a jovem ativista com o Prémio Especial de Caricatura.
Para o diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos, Greta Thunberg é uma “ativista que surgiu de uma tomada de posição inicialmente muito isolada e que depois conseguiu agregar o mundo todo”.
Ao Prémio Internacional de Caricatura, concorreram mais de 100 trabalhos. A escolha do júri distinguiu caricaturas “fora da caixa” e que “mostram um enquadramento muito significativo dos campos de luta da líder sueca”. O 1º prémio incide na erosão dos glaciares em consequência do aquecimento global. O 2º apresenta a jovem ativista perante um poder capitalista indiferente. Já o 3º prémio expressa a energia de uma jovem que toca nos pontos sensíveis dos poderosos que teimam em não mudar de atitude, perante a ‘catástrofe’.
Do concurso resulta esta exposição que conta com cerca de 80 trabalhos de artistas de 32 países, além dos três prémios e das sete menções honrosas.
A exposição poderá ser vista de 3 de setembro a 8 de outubro, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00, e ao sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A entrada é livre.

 

 

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *