“O Pior Homem de Londres”, de Rodrigo Areias, foi gravado no Museu Quinta de Santiago.
Gravado em Matosinhos, com o apoio da Câmara Municipal, o filme “O Pior Homem de Londres” foi selecionado para o Festival de Roterdão 2024 e é a única película portuguesa a ser selecionada para a competição.
A nova produção de Paulo Branco e Leopardo Filmes, de dimensão internacional, mas 100% portuguesa, foi realizada por Rodrigo Areias, a partir de um argumento de Eduardo Brito.
O elenco, com atores portugueses e estrangeiros, conta com a participação de Albano Jerónimo, Victoria Guerra, Edward Ashley, Scott Coffey, Simon Paisley Day, Christian Vadim, Jean-François Balmer, Carmen Chaplin, entre outros.
“O Pior Homem de Londres” desenrola-se na segunda metade do século XIX, em Londres, no círculo da irmandade pré-rafaelita, grupo artístico fundado em Inglaterra, e conta a história de um português de nascimento, Charles Augustus Howell (Albano Jerónimo), que foi secretário de John Ruskin (Scott Coffey), agente e modelo de Dante Gabriel Rossetti (Edward Ashley) e exumador de Lizzie Siddal (Victoria Guerra). Mas, terá sido também mestre chantagista e falsificador de obras de arte, uma personagem cuja história se escreveu mais de rumores do que de factos, e a quem o Arthur Conan Doyle chamou “o pior homem de Londres”.
Em janeiro do ano passado, o Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, serviu de cenário para a recriação das casas das personagens principais, Charles Augustus Howell (Albano Jerónimo), e John Ruskin (Scott Coffey).
Além de Matosinhos, as filmagens da película passaram também pelo Porto, Viana do Castelo e Países Baixos.
“O Pior Homem de Londres” conta com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, RTP, Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, Direção Regional de Cultura do Norte, Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal do Porto e Câmara Municipal de Viana do Castelo.
“O Pior Homem de Londres” tem estreia prevista nos cinemas para 8 de fevereiro de 2024.
Créditos: CM Matosinhos
TVSH 21/12/2023