Festival Moods

fb-share-icon0

Loading

De 12 e 14 de maio, no Jardim de Basílio Teles. Atividades, música, espetáculos e feiras dedicados ao tema do Ambiente e da Sustentabilidade.

Matosinhos recebe, já na próxima semana, o Festival MOODS. De 12 a 14 de maio, no Jardim Basílio Teles, mesmo em frente à Câmara Municipal, serão várias as atividades desenvolvidas com foco no ambiente e nas questões da sustentabilidade destinadas a todas as faixas etárias.

Passar uma “mensagem ambiental sob a forma artística e cultural” é um dos objetivos deste festival, um evento organizado pelo Global Media Group, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, a Galp, Caixa Geral de Depósitos, Fundação INATEL e Grupo BEL. Ao longo de três dias, não faltarão atividades, espetáculos, música e duas feiras para visitar.

No festival, os visitantes vão ser desafiados a descobrir, através de um microscópio, a diversidade de microrganismos existentes numa gota de água do rio Leça. Haverá um quiz para sensibilizar para o uso consciente da água e uma oficina de “Impressão natural”, cuja atividade consiste em estampar um pequeno pedaço de tecido com elementos botânicos, enquanto se cria um fundo colorido com corantes naturais.

A Câmara de Matosinhos vai, ainda, dinamizar workshops sobre hortas urbanas e sobre “cozinha consciente”, no qual serão dados a conhecer algumas técnicas e utensílios que permitem reduzir o desperdício alimentar.

A festa terá diversos “palcos” espalhados pelo Jardim de Basílio Teles, onde decorrerão as diversas atividades.

No Palco Aprendiz, dedicado aos mais novos, haverá jogos de tabuleiro. Crianças e jovens poderão ter aqui contacto com instrumentos tradicionais portugueses – como o cavaquinho, o bombo, a gaita de foles ou a flauta – e aprender a construir instrumentos simples com lixo.

No Palco Equilíbrio, miúdos e graúdos poderão assistir a um espetáculo que pretende alertar para as preocupações com o planeta. Um dos objetivos passa por mostrar que a busca permanente do equilíbrio entre a natureza, o planeta, os seus recursos e a vida humana é o nosso maior desígnio.

No Palco Habitação, o tema da habitação ganha destaque através de um “espetáculo entre quatro paredes e sobre três rodas”. Debruça-se na história de um artista de circo que perde todo o seu trabalho depois de uma pandemia ter abalado o mundo. É uma reflexão sobre o direito à habitação, o nomadismo e a importância de ver o planeta como casa para todos os seus habitantes.

Já o Palco Terra, será um local dedicado à música. O objetivo é promover uma sociedade pacífica e inclusiva através de artistas como Leonard Cohen, Bob Dylan, Jobim, Patti Smith e Nina Simone.

O Coreto será o ponto de encontro, antes do pôr do sol, para o concerto final em cada dia de festival. A 12 de maio, o coreto será ocupado pelos Retimbrar. No dia seguinte, poderá assistir-se à atuação dos Kumpania Algazarra e no dia 14 de maio, o encerramento do festival estará a cargo dos Be-Dom.

O Festival MOODS vai também contar com duas feiras. A Urban Market, que terá a venda de fruta, legumes e hortícolas da época e produzidos com base numa agricultura sustentável. E a Flea Market, com a venda de artigos de segunda mão. O objetivo é promover a economia circular.

 

evento_festival_moods_1_1250_2500_1_1250_2500

 

TVSH 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *