Exposição homenageia os 90 anos da Banda do Rosário

fb-share-icon0

Loading

A mostra foi organizada pela FAOP e possui texto de apresentação do prefeito Angelo Oswaldo.

A Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a Banda do Rosário, completa 90 anos no próximo dia 15 de agosto. Como parte das comemorações, a sociedade musical recebeu da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). uma exposição que homenageia as nove décadas de atuação da banda. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, foi convidado pela Fundação a escrever o texto de apresentação da mostra. A abertura da exposição aconteceu no dia 5 de agosto e segue para visitação até o dia 11 de setembro, na Galeria de Arte Nello Nuno, localizada na Rua Getúlio Vargas,185, bairro Rosário, ao lado da sede da banda. No próximo sábado, 13 de agosto, a banda fará um concerto de aniversário na Rua Getúlio Vargas, às 20h, como parte das comemorações.

O prefeito Angelo Oswaldo e a vice-prefeita Regina Braga estiveram presentes na cerimônia de abertura da exposição, além do vereador Renato Zoroastro, da comunidade ouro-pretana e visitantes da cidade. Durante a cerimônia, a banda fez um pequeno cortejo até a galeria tocando músicas do seu repertório. A exposição foi organizada pela Fundação de Arte de Ouro Preto e possui curadoria de Juliano Moreira, filho do Trembeco, ex-membro ativo da banda do Rosário. O maestro João Paulo lembrou da responsabilidade coletiva de deixar a banda viva e atuante. “A responsabilidade é de cada um de nós, quantos já passaram pela banda ao longo desses 90 anos e hoje, o dever de carregar essa bandeira é de nós que estamos aqui. Para mim, como maestro, é uma honra estar à frente dessa banda que passou por Mazano, Francisco Solano da Costa, Odilon. É uma responsabilidade muito grande”.

Angelo Oswaldo relembrou o fato de a Banda do Rosário ser muito querida, sua conexão com Bom Jesus de Matosinhos, patrono da sociedade musical e nomes de algumas pessoas que foram fundamentais para a formação da banda, como José Ovídio Fortes, o Zé Fortes, que nas palavras do prefeito, foi o grande padrinho da banda, doando um imóvel da família para ser a sede da corporação musical na Rua Getúlio Vargas. “Essa homenagem da FAOP traduz todo o sentimento de júbilo de Ouro Preto, da nossa cidade. A FAOP está de parabéns por essa iniciativa que sintetiza os melhores sentimentos de Ouro Preto em uma saudação muito calorosa. Viva a banda do Rosário!”, destacou o prefeito.

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *