Atores Vítor Silva Costa e Margarida Bekker serão os reis de “Os Hospitalários”
De quarta-feira a domingo, são esperadas mais de 80 mil pessoas no evento “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, uma das mais importantes recriações históricas do país que decorre na zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio.
O momento mais aguardado do programa será no domingo, 10 de setembro, pelas 16h30, dia em que é esperada uma enchente no recinto para a recriação do casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles.
Este ano, a personagem de D. Fernando será representada por Vítor Silva Costa, ator de teatro, televisão e cinema, que, recentemente, participou em telenovelas como “Flor sem tempo” e “A serra”, e em séries televisivas como “O Clube” e “Marco Paulo”. Já a rainha D. Leonor será representada por Margarida Bekker, atriz que trabalhou em séries como “Praxx” e “Vanda”, e em telenovelas como “A Teia” ou “Amor Amor”, entre outros programas.
Celebrado em 1372, este casamento real é um dos episódios mais marcantes da monarquia portuguesa, pois esteve envolvido em muita polémica. Foi o único casamento real a ser celebrado fora da capital. Contra a vontade de todos, D. Fernando casa com D. Leonor Teles tornando-a rainha de Portugal.
A cerimónia ocorre no Mosteiro de Leça do Balio, debaixo de protestos por parte do povo, reprimidos violentamente pelo rei, dando origem aos acontecimentos que, anos mais tarde, despoletaram a crise política de 1383-1385.
Os bilhetes diários para esta viagem no tempo têm um valor simbólico de 2€, proporcionando acesso a um dia de experiências enriquecedoras, sendo que as crianças até 1,30m não pagam. Para aqueles que desejam mergulhar profundamente na celebração, a pulseira que oferece acesso aos 5 dias do evento está disponível por apenas 5€.
Créditos: CM Matosinhos
TVSH2023