Sessão de trabalho deu a conhecer oportunidades e vantagens de investir no concelho
A Sala de Sessões Pública da Câmara Municipal de Matosinhos recebeu hoje uma comitiva de cerca de 40 empresários brasileiros da FENACON – Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Brasil.
A visita da comitiva brasileira aos Paços do Concelho e o interesse manifestado nas oportunidades de negócio que Matosinhos oferece surge no âmbito das relações de cooperação estabelecidas entre o ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração Pública) e a Câmara de Matosinhos bem como das atividades de internacionalização promovidas por esta entidade educativa de referência no concelho.
O grupo de trabalho foi recebido pela presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, pelo vereador da Educação da autarquia, António Correia Pinto, e pela vereadora do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo, Marta Pontes. Marcou também presença o presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), Manuel Moreira da Silva.
Palmira Macedo deu as boas-vindas à comitiva composta por presidentes de Conselhos de vários Estados brasileiros, CEOs e representantes de várias empresas de referência do Brasil.
Por sua vez, a vereadora do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo contextualizou o perfil dos investidores brasileiros em Matosinhos que “mudou muito nos últimos seis anos” e apresentou as condições favoráveis de que o município dispõe para a instalação de empresas, nomeadamente a sua localização estratégica, entre o Brasil e a Europa, destacando a proximidade ao aeroporto e ao porto de Leixões, e os acessos ao nível rodoviário e ferroviário. A vereadora referiu ainda o posicionamento de Matosinhos relativamente a outras cidades portuguesas, no que respeita ao volume de negócios, às exportações, aos recursos humanos, à inovação, à descarbonização da economia e sustentabilidade, aos 16 kms de orla costeira estruturada e com passadiços, à atratividade na captação de talentos favorecida pela ligação de Matosinhos ao mar e aos desportos náuticos, de que o surf é um dos melhores exemplos, à qualidade de vida para quem vive e/ou trabalha no território.
Na mesa de trabalho esteve ainda o presidente da FENACON, Daniel Coelho, que agradeceu o acolhimento, bem como a apresentação sobre o posicionamento do concelho aos vários níveis desenvolvida pela vereadora.
Daniel Coelho referiu-se à FENACON salientando que a associação representa mais de 400 mil empresas do setor dos serviços, a maioria na área da contabilidade, mas também empresas de outras áreas, com representação em 9 Estados. Conhecer melhor as oportunidades de formação e de negócio da região foi a principal motivação desta visita a Portugal.
A comitiva seguiu para visitas ao ISCAP e à Lionesa Business Hub, para conhecer melhor este hub empresarial e algumas das empresas da sua área de negócio.
TVSH 2023