“Desporto escolar sobre rodas”

fb-share-icon0

Loading

Primeiros kits de bicicletas chegaram a Matosinhos

A EB 2, 3 de Perafita recebeu hoje os primeiros kits de bicicletas no âmbito do “Desporto Escolar sobre rodas”.

O Instituto Português do Desporto e Juventude em parceria com a Direção-Geral de Educação e com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, impulsionaram o projeto «Desporto Escolar sobre rodas» no arranque do ano letivo 2022/23, num investimento de cerca de 2,8 milhões de euros.

O Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa (SUAVA), da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude, visa contribuir para a resiliência dos cidadãos, promovendo o bem-estar físico e emocional através do aumento da prática da atividade física.

João Paulo Correia, secretário de estado da Juventude e do Desporto, Luísa Salgueiro, presidente de Câmara Municipal de Matosinhos, e representantes do Ministério da Educação estiveram hoje na escola básica de Perafita para, a título simbólico, oferecerem os primeiros kits de bicicletas que serão também distribuídos em todas as escolas básicas de Matosinhos com 2º ciclo. Cada escola receberá 20 bicicletas e respetivos capacetes de composição adaptável às diferentes idades.

Até final de 2024, cerca de 17.800 bicicletas e respetivos capacetes estarão disponíveis nos 863 estabelecimentos de ensino, com o 2.º ciclo de ensino básico. Na região Norte serão abrangidas 307 escolas com 6.370 bicicletas e capacetes.

A cerimónia contou com intervenções de João Paulo Correia, Luisa Salgueiro, e Mariana Espogeira, diretora do agrupamento de escolas de Perafita.

O secretário de estado da Juventude e do Desporto falou de Matosinhos como uma referência nacional no que ao desporto diz respeito, dirigindo palavras de reconhecimento ao município pelo investimento feito neste setor. “Matosinhos tem vindo ao longo dos anos a apostar no desporto em várias frentes. Infraestruturas, política multidesportiva, com o apoio a vários desportos, incluindo o desporto adaptado, e formação dos mais jovens, são bandeiras que têm de vos ser reconhecidas”, salientou. João Paulo Correia aproveitou o momento para enaltecer a importância deste tipo de projetos de promoção da atividade física e sensibilização para adoção de hábitos de vida saudáveis, acrescentando que, numa segunda fase, o programa se estenderá à promoção do uso da bicicleta por professores e auxiliares das escolas. “Queremos que o amanhã seja mais sustentável”, concluiu.

Já Luísa Salgueiro endereçou palavras de agradecimento à escola de Perafita pela receção e preparação de uma cerimónia tão bonita e capaz de demonstrar que a comunidade escolar de Perafita é “uma comunidade aberta, capaz e que favorece a formação de cidadãos”. “A escola não é um espaço fechado que termina nos seus portões”, salientou. “O envolvimento da direção, professores, alunos, pais e várias coletividades da União das Freguesias são a prova do dinamismo que aqui se vive”, realçou.

“Há muito que defendemos esta nova relação com as bicicletas e com os meios de transporte sustentáveis. Este projeto é só mais um passo que vai contribuir para alterar comportamentos”, acrescentou.

A cerimónia de entrega de bicicletas contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar e educativa, nomeadamente dos alunos que, com ajuda dos professores, prepararam pequenas performances de teatro e música que tornaram o momento ainda mais especial e participado.

Marcaram ainda presença nesta cerimónia o vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Carlos Mouta, o Vereador do Desporto e administrador da Matosinhos Sport, Vasco Pinho, o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, e a presidente da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós.

 

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *