Orçamento Participativo de Matosinhos prossegue hoje em Lavra.
12 propostas foram ontem apresentadas no segundo Conselho de Cidadãos, no âmbito do Orçamento Participativo de Matosinhos (OPM), que decorreu no auditório da junta de freguesia de Guifões, mobilizando cerca de 80 participantes.
Esta semana, recorde-se, a Câmara Municipal de Matosinhos tem vindo a promover o OPM nas quatro uniões de freguesia, com o objetivo de envolver toda a comunidade na definição das prioridades dos investimentos públicos. Para o efeito, nestas reuniões de trabalho, são convidados os cidadãos com mais de 15 anos que residam no concelho a apresentarem as suas propostas, projetos e ideias para a sua freguesia, contribuindo, desta forma, para a definição de prioridades para o investimento público.
Para esta iniciativa, a autarquia tem uma dotação financeira de 200 mil euros, a atribuir até 50 mil euros por projeto vencedor. Através da plataforma https://op.cm-matosinhos.pt/, os cidadãos podem registar-se, votar e acompanhar o progresso das suas propostas, promovendo assim a transparência e o envolvimento contínuo da comunidade.
Ontem, em Guifões, entre as propostas apresentadas destacam-se a requalificação do espaço comunitário, a criação de equipamentos de diversão para crianças, a disponibilização de práticas desportivas abertas à comunidade e a implementação de uma biblioteca comunitária. As propostas selecionadas seguiram para a fase de análise técnica, após um processo de votação entre todos os presentes.
Hoje, pelas 21h00, o Conselho de Cidadãos irá decorrer em Lavra, no auditório da junta de freguesia, e, amanhã, à mesma hora, irá realizar-se na Casa da Juventude de Matosinhos. A entrada é livre.
créditos: CM Matosinhos
TVSH 18/07/2024