Concerto coral de natal

fb-share-icon0

Loading

Ensemble Vocal Pro Musica traz “Natal (En)Cantado” à Igreja de Matosinhos

O Ensemble Vocal Pro Musica está de regresso a Matosinhos e à Igreja Matriz para um “Natal (En)Cantado” já na próxima sexta-feira, 16 de dezembro, pelas 21h30.

O concerto terá início com a peça medieval Gaudete publicada tardiamente em 1582, que convida a alegrarmo-nos com a boa nova do nascimento de Cristo. À sua mãe, Virgem Maria, será dedicado o Magnificat (também conhecido como Canto de Maria) de Pachelbel (1653-1706), um importante compositor do período barroco que gozou de enorme popularidade durante a sua vida, tornando-se a sua música um modelo para os compositores do sul e centro da Alemanha. Ao longo da sua vida teve também muitos alunos, um dos quais era o irmão mais velho de Bach. Hoje, Pachelbel é conhecido especialmente pelo seu Cânone em D. Apesar de importante, a sua música permanece ofuscada pelas composições do grande mestre Bach.

Seguir-se-á o motete Ave Maria, um dos mais conhecidos do compositor alemão Franz Biebl (1906-2001), uma peça composta para coro duplo tendo como base textos da oração litúrgica latina Angelus, contendo também parte do texto do Ave Maria como refrão, para depois se apresentaram algumas harmonizações de compositores portugueses sobre cantos tradicionais portugueses de natividade, que se alternam com composições de John Rutter (1945), especialmente escritas para a celebração do Natal. Christmas carols são uma parte vital da época festiva e uma das tradições de Natal mais profundamente enraizadas na comunidade anglo-saxónica que também farão parte deste concerto de natal na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.

Recorde-se que o Ensemble Vocal Pro Musica é um coro fundado na cidade do Porto, em 1991, pelo Maestro José Manuel Pinheiro e por alguns dos seus alunos, tendo no momento cerca de 100 elementos ativos. Ao longo dos anos tem participado em concursos e festivais internacionais, apresentando também em concertos repertório desde a Música Popular à Música Contemporânea, passando pelo Jazz e Coral Sinfónico.

Conquistou vários prémios em concursos internacionais, sendo de destacar o 1º Prémio – Diploma de Ouro na Categoria de Música Sacra, bem como o Grande Prémio do Concurso de Veneza, em setembro de 2007, e, mais recentemente, uma Medalha de Ouro na Categoria de Música Sacra e Prémio de Melhor Interpretação no Concurso Praga Cantat 2018.

Apresenta-se ao público a capella, acompanhado ao piano por Filipe Cerqueira e por Miguel Hespanhol, em parceria com outros grupos vocais, assim como em conjunto com orquestras.

O concerto do próximo sábado tem entrada livre, limitada ao espaço existente.

 

evento_ensemble_1_1250_2500_1_1250_2500

 

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *