Casal salvo no rio Ave e buscas na praia da Senhora da Guia

fb-share-icon0

Loading

Um casal de praticantes de kayak foi resgatado, ontem, no rio Ave, junto ao açude, em Vila do Conde, pelos nadadores-salvadores d’Os Golfinhos.

 

Tudo aconteceu cerca das 17h00, quando o casal – ele com 54 anos, natural de Santo Tirso, ela com 55 anos, residente em Matosinhos – perdeu o controlo da embarcação e encalhou junto ao açude. A equipa do Serviço Anual de Assistência a Banhistas (SAAB) d’Os Golfinhos foi acionada pela Capitania de Vila do Conde. Para o local seguiram ainda a Polícia Marítima, os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e a comandante da Capitania, Mónica Martins, que coordenou a operação de resgate.
Os nadadores salvadores e os bombeiros acabaram por conseguir chegar às vítimas com recurso a um cinto de salvamento, trazendo o casal para a margem em segurança, bem como a embarcação.

As duas vítimas, que apresentavam sinais de hipotermina, foram socorridas no local e, depois, transportadas pelos bombeiros até Touguinhó, o local onde entraram no rio. Durante o acidente, os dois praticantes perderam ainda uma pagaia e partiram a outra, quanto tentavam recuperar o controlo da embarcação.
Menos de uma hora mais tarde, os meios foram ainda accionados para um suposto afogamento na praia da Senhora da Guia, que acabou por não se confirmar. No local, estiveram, durante quase uma hora, os nadadores-salvadores e uma viatura 4×4 do SAAB de Vila do Conde, uma moto-quatro, o piquete da Polícia Marítima, bem como a PSP. Nada foi encontrado, apesar do alerta ter dado conta de um corpo a boiar na água, pelo que, cerca das 19h00, as buscas foram dadas por terminadas.

 

Créditos: Ondaviva

TVSH 02/01/2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *