Competição decorre até 19 de novembro no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Começou ontem o Campeonato da Europa Divisão B de Goalball, a modalidade desportiva paralímpica criada exclusivamente para pessoas cegas e com baixa visão.
No jogo de abertura a seleção masculina de Portugal derrotou a Bulgária por 12-9.
A competição decorre até ao próximo sábado, 19 de novembro, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, com entrada livre, e envolve 17 seleções europeias, masculinas e femininas, com cerca de 200 participantes, entre atletas, treinadores, árbitros e staff.
A cerimónia de abertura contou com a presença do secretário de estado do Desporto, João Paulo Correia, do vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Carlos Mouta, do administrador da Matosinhos Sport e vereador do desporto da autarquia, Vasco Pinho, do administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, bem como de Aurora Zanoli, da IBSA (International Blind Sports Federation) e Luís Gestas, Presidente da ANDDVIS – Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual, entre outras personalidades.
Refira-se que o Goalball é uma modalidade paralímpica e, tal como o Boccia, não é um desporto adaptado. Foi concebido exclusivamente para pessoas com deficiência visual, na década de 1940, por um alemão e um austríaco, para promover o exercício físico nos feridos da II Guerra Mundial, sendo hoje uma das modalidades paralímpicas mais acarinhadas do mundo.
A organização do certame é da International Blind Sports Federation – IBSA Blind Football e da ANDDVIS – Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
TVSH 2022