“Árvores pequenas procuram proprietários de coração grande”
As primeiras plantas (de mais de mil previstas) da nova edição da campanha “Árvores pequenas procuram proprietários de coração grande” começaram hoje a ser entregues aos candidatos.
A sessão decorreu no Parque Ecológico Monte S. Brás e contou com a participação da Vereadora do Ambiente e Transição Energética, Manuela Álvares.
Os candidatos selecionados receberam duas árvores das espécies – gilbardeira (Ruscus aculeatus), medronheiro (Arbutus unedo), murta (Myrtus communis), lódão-bastardo (Celtis australis), loureiro (Laurus nobilis) e pilriteiro (Crataegus monogyna) – para plantar nos seus jardins ou quintais.
Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, enquadra-se nos objetivos do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça, designadamente contribuir para o restauro ecológico e valorização do Vale do Leça.
O Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça, recorde-se, integra o Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do Vale do Leça, no qual estão a ser produzidas plantas nativas para esta bacia hidrográfica.
Esta campanha contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e vai ao encontro da Agenda 2030 da ONU, adotada pelo Município de Matosinhos, especificamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 13 – Ação Climática, 15 – Proteger a Vida Terrestre e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.
TVSH 2023