Assembleia Municipal Jovem

fb-share-icon0

Loading

Projeto de literacia democrática envolve jovens do secundário das escolas de Matosinhos

Nos dias 17 e 18 de novembro tiveram início em Matosinhos as primeiras sessões de trabalho que culminarão com a realização da segunda edição da Assembleia Municipal Jovem de Matosinhos, agendada para 4 de maio de 2023.

A Assembleia Municipal Jovem teve a sua primeira sessão em maio deste ano tendo como objetivo o debate e a reflexão entre os jovens, proporcionando uma experiência de participação social e de exercício de uma cidadania ativa.

O arranque da segunda edição do projeto aconteceu ontem no café concerto do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery com uma sessão de brainstorming que contou com o envolvimento de cerca de 30 jovens do 10º ano de escolaridade provenientes de cinco estabelecimentos de ensino secundário e profissional concelhios.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta, também responsável pela área da participação cívica e juventude, esteve presente nesta sessão onde, com recurso a metodologias de educação não-formal, os jovens debateram as fragilidades e problemáticas existentes no concelho, de acordo com as áreas temáticas específicas, os eixos estratégicos do plano municipal de juventude (Educação, Emprego, Habitação e Formação/Saúde e Bem-Estar Jovem/Cidadania e Participação/ Espaço Público) aos quais se aliaram algumas das preocupações centrais dos jovens na atualidade, a sustentabilidade ambiental e as alterações climáticas.

Hoje, na sala de sessões pública da Câmara Municipal e com a presença da presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, o projeto prosseguiu com mais uma sessão de trabalho, uma iniciativa cívica e de sensibilização sobre literacia democrática, pensada com intuito de consciencializar os jovens para a importância da sua participação política e democrática.

O objetivo final é a preparação e apresentação, por parte de cada grupo de trabalho, de uma proposta de recomendação única que se enquadre nas competências do município, que sirva o interesse da população jovem local e responda a problemas concretos da comunidade. Estas propostas serão apresentadas, discutidas e votadas na Assembleia Plenária, a realizar em maio de 2023.

 

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *