Acrobacia aérea, clown e malabarismo na Marginal de Matosinhos
O Art’In Rua- Festival Internacional de Artistas de Rua decorreu em Matosinhos de 5 a 7 de agosto e trouxe várias expressões artísticas à marginal de Matosinhos e a todos aqueles que por lá passearam durante este fim de semana.
Pela primeira vez em Matosinhos, o festival trouxe dez companhias portuguesas e espanholas ao Jardim da Enseada, para apresentarem os seus espetáculos baseados em distintas vertentes artísticas como acrobacia aérea, clown, malabarismo, funambulismo, entre outras. Uma ocupação, pela arte, do espaço público e do meio natural e urbano, promovendo inevitavelmente a valorização cultural, patrimonial e ambiental do Município.
Ontem, último dia do certame, foram cinco os espetáculos que encheram o Jardim da Enseada de originalidade, criatividade, arte e engenho.
Foi possível ver os espetáculos “El Malabarista”, do espanhol Javi Javichy, “Glubbs”, da companhia espanhola Yllana Teatro, “Gente do Mar”, da companhia portuguesa Laboratório, “Libertnano”, da espanhola Enano, e “Cinemanos”, da Portuguesa Tenda.
Foram três dias de muita animação, atividade e arte que inspiraram a curiosidade dos que pela marginal passeavam ou se deslocavam para a praia e que se interessaram pelas novas formas de arte que foram exibidas.
Recorde-se que o Art’In Rua 2022 tem financiamento do projeto 2020 – Apoio a Projetos – Programação e Desenvolvimento de Públicos da Direção Geral das Artes.
A organização foi da Câmara Municipal de Matosinhos e da Tenda Produções.
TVSH 2022