Arraial da Cascata Leceira

fb-share-icon0

Loading

Amanhã, no Museu da Quinta de Santiago, recriação de ofícios ao vivo, jogos, visitas à cascata, marchas populares e muito mais

A única cascata em Portugal que pode ser vista durante todo o ano será, uma vez mais, o centro das atenções do Arraial promovido pelo Museu Quinta de Santiago, amanhã, 20 de junho.

Na edição deste ano, as novidades são a demonstração de ofícios ao vivo, a recriação do popular jogo do pau de sebo e a realização de uma tômbola de prémios simbólicos.

Visitas à Cascata Leceira, marchas populares, grupo de bombos, ofícios ao vivo, música popular portuguesa, fazem também parte do programa de mais uma edição do Arraial da Cascata Leceira, realizado em plena época de celebração dos Santos Populares.

Recorde-se que este Arraial pretende não só comemorar a tradição dos Santos Populares, mas também o 14.º aniversário de doação da Cascata Leceira (com cerca de 15m2) ao Museu Quinta de Santiago, por parte do artesão leceiro José Moreira, que desde então se encontra permanentemente exposta ao público, na Casa do Bosque. Esta obra retrata a Leça da Palmeira da sua infância, dos anos 20/30 do século XX, e conta com cerca de 300 peças e bonecos, dezenas delas com movimento, construídas com perícia, ao longo de décadas.

O evento inclui um conjunto de iniciativas direcionados a vários públicos, e contará com a participação de cerca de 12 instituições, entre estabelecimentos de ensino e associações do concelho de Matosinhos, Maia e Valongo.

Programa:
10h-12h – Visitas orientadas à Cascata [inscrições grupos escolares] *
10h-12h – Ofícios ao vivo | Pescador, Padeiro e Engenhocas [inscrições grupos escolares] *
14h30 – 16h00 – Marchas Populares (com momento final rodinha da Cascata)
16h – 17h – Visitas livres à Cascata

Ao longo do dia
Animação “Rádio Arraial”
Música Popular
Tômbola de prémios
Jogo “Pau de Sebo”
e…outras surpresas

* mediante inscrição prévia
Entrada livre
Programação sujeita a alterações

 

Créditos: CMM

TVSH 19/06/2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *